PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

O dia internacional... da gastança?

Por admin
Atualização:

Confira neste teste se você é dona do nariz quando tem dinheiro na mão

PUBLICIDADE

Até que ponto as mulheres resistem a uma vitrine e seguram o impulso de gastar? Para este Dia Internacional da Mulher, a coluna providenciou um rápido teste - adaptado do livro Terapia Financeira, do educador Reinaldo Domingos. Pense com honestidade, responda e vá em frente!

1. Você controla seus ganhos e gastos? a. ( ) Registro periodicamente os pequenos e grandes gastos e receitas, por tipo de despesas e rendimentos. b. ( ) Registro só os grandes ganhos e despesas. c. ( ) Começo o mês anotando os itens, mas não concluo. d. ( ) Não registro esses dados em nenhum período.

2. Você pensa em objetivos de curto ou longo prazo? a. ( ) Sim, e registro em um lugar que vejo a toda hora. b. ( ) Sempre faço esta reflexão, mas não registro. c. ( ) Só faço mesmo planos para o curto prazo. d. ( ) Não tenho claramente sonhos de curto e longo prazo.

3. Você já fez um diagnóstico financeiro de sua vida? a. ( ) Uma vez por ano faço essa análise e registro o que eu ganho e gasto. b. ( ) Faço a análise, mas não registro nada. c. ( ) Faço isso quando estou em desequilíbrio financeiro. d. ( ) Nunca fiz a análise nem me reúno com a família para falar sobre dinheiro.

Publicidade

4. Quando você recebe o salário, o que faz? a. ( ) Reservo de 10% a 20% dos ganhos para meus sonhos. b. ( ) Reservo 10% dos ganhos mas ainda não sei como usar essa reserva. c. ( ) Não costumo guardar dinheiro, porém estou equilibrada financeiramente. d. ( ) Não guardo. Não tenho nem para a despesa do mês.

5. Como você se comporta no supermercado? a. ( ) Faço uma lista, pesquiso os preços antes e levo encartes da concorrência para baixar preços. b. ( ) Às vezes faço lista de compras e costumo pesquisar preços e marcas mais baratas. c. ( ) Tenho uma ideia do que comprar, mas não costumo pesquisar preços. d. ( ) Não faço lista. Compro aquilo de que mais gosto.

6. De que modo você age, em um shopping center? a. ( ) Vou passear, e só compro o que cabe no orçamento. b. ( ) Gosto de ir ao shopping. E quando há promoções, geralmente compro. c. ( ) Passeio no shopping aos finais de semana e, se gosto de alguma coisa, compro. d. ( ) Adoro shopping. Sempre compro o que me agrada.

SOME OS PONTOS: A = 20. B = 15. C = 10. D = 05.

De 100 a 120: Parabéns! Suas respostas mostram que você tem um alto grau de educação financeira.

Publicidade

De 75 a 95: Você está em um bom caminho mas precisa estruturar melhor os seus controles financeiros.

De 50 a 70: Cuidado! Você está perto do desequilíbrio financeiro e necessita de uma operação de guerra em suas finanças. De 30 a 45: Sua situação é grave! Faça rápido um diagnóstico sobre quanto ganha e gasta e segure a onda, para não perder o sono.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.