EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Judiciário 'tem que manter a dignidade', diz advogado

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

SESSÃO DO SUPREMO. Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO

Ary Oswaldo Mattos Filho lembra, como bem sentenciou Thomas Jefferson, que o Poder Judiciário não detém nem a espada nem a bolsa. "Portanto, tem que manter a dignidade e o autorrespeito que ele tem que se dar", ressalta o professor, criador da Faculdade de Direito da FGV.

Não tem feito nenhuma das duas coisas.

PUBLICIDADE

Com as brigas no STF mais o Poder Judiciário desmoralizado por greves na defesa de penduricalhos, o terceiro poder cai na vala comum em que já se encontram o Executivo e o Legislativo.

Gilmar e Barroso brigam concordando

O pior é que o bate-boca entre Gilmar e Barroso se deu no meio de um julgamento que era... ponto pacífico no Supremo. Ministros decidiam contra as doações ocultas de campanha.

Publicidade

Alexandre de Moraes, Fachin, Rosa Weber, Barroso, Fux, Toffoli e Lewandowski já haviam formado maioria. Gilmar acompanhou.

Você também!

No plenário do STF, Gilmar se dirigiu a Cármen Lúcia na tentativa de lembrar há quantos anos se conhecem. "Não quero entregar a idade de Vossa Excelência", disse ele. "E nem eu a sua!", rebateu a ministra. "Não é só a minha que não pode ser revelada!"

Leia mais notas da coluna:

DEM terá que correr atrás de nova estratégia para Pacheco

Publicidade

José Padilha comenta assassinato de Marielle

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.