PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Diplomata brasileiro considera 'equívoco' Israel insistir na indicação de Dayan

Por Sonia Racy
Atualização:

A informação de que o governo de Israel não indicará outro nome para a Embaixada do Brasil, divulgada ontem -- o que implica, no momento, em um "rebaixamento" do nível das relações entre os dois países, visto que o embaixador anterior já deixou o posto --,foi definida como "um equívoco" pelo embaixador Sérgio Amaral.

PUBLICIDADE

À coluna, o ex-ministro do governo FHC e ex-titular da Embaixada brasileira em Londres comentou a rejeição, pelo Itamaraty, do nome de Dani Dayan e a insistência de Telavive em indicá-lo. "Foi um equívoco do governo de Israel propor como embaixador no Brasil uma pessoa claramente envolvida com uma política que é condenada pelas Nações Unidas. E é um segundo equívoco insistir no nome de Dayan e deixar a embaixada israelense em um nível mais baixo de atuação".

Segundo o diplomata brasileiro, "talvez isso possa explicar porque Israel tem tão poucos amigos na comunidade internacional".

Em entrevista divulgada em Telavive, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu definiu Dayan como "um candidato excepcionalmente qualificado" e reafirmou que ele "continua a ser" a sua indicação para Brasília.

Anunciado há cinco meses, Dayan foi rejeitado pelo governo Dilma, primeiro, por Netanyahu tê-lo divulgado pelo Twitter antes de consultar o governo brasileiro. E segundo, por ele defender claramente uma política contrária ao Estado Palestino, que foi reconhecido não só pelo Brasil como pelas Nações Unidas.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.