PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Daniela prega sua 'pequena revolução'

Por Sonia Racy
Atualização:

Crédito: Célia Santos 

Este ano o carnaval é das mulheres. Quem garante é Daniela Mercury, que vem mais assumida do que nunca. A rainha do axé se apresenta amanhã e segunda na Bahia e dia 5 em SP. Há três décadas ela usa a data para passar recado contra o preconceito. Para Daniela, o feminino existe em todos, independente de gêneros e escolhas sexuais. "Se as mulheres não fossem tão poderosas não sofreriam tanta violência". Confira os melhores trechos da entrevista.

PUBLICIDADE

Sua companheira, Malu Verçosa, afirmou que seu carnaval tem três temáticas: o empoderamento dos negros, o dos gays e o das mulheres. O que pretende mostrar? A violência contra a mulher, a homofobia e o racismo se tornaram temas obrigatórios. O desrespeito aos artista e à cultura, além da intolerância religiosa são temas que também estão dentro dos meus discursos artísticos. Por isso é que eu canto. Para celebrar quem somos, alimentar nossa fé em nós mesmos, para focar no que é positivo e trazer otimismo e alegria. Nesse carnaval, vou me valer da moda, da arquitetura, de coreografias, músicas, letras, cenas teatrais, artistas convidados e cenários pra fazer a minha pequena revolução.

Convidou a drag queen XX para representar o poder feminino em seu trio elétrico. Isso constitui mais um ponto dessa 'pequena revolução'? Todos os seres humanos têm características femininas. Para o dia em que vou abordar o empoderamento feminino, inventei um vestido gigante pra simbolizar isso. Se as mulheres não fossem poderosas, não sofreriam violência. Também proponho no espetáculo que as mulheres aprendam a lutar. Então, em cena as bailarinas lutam, pois nossa única fragilidade é a força física.

Há blocos do Rio e de SP que se dizem dispostos a não cantar mais músicas tidas como politicamente incorretas. Qual sua opinião sobre o assunto? Acho que as músicas expressam o que pensamos e sentimos. Não suporto proibições. Eu nunca cantei temas com os quais não concordo. Há muitas músicas machistas e racistas em todos os gêneros musicais e em todas as épocas. A música educa a gente de forma subliminar. Acho que a sociedade tem que reclamar e excluir da sua vida as músicas que promovem qualquer tipo de preconceito e violência. Mas não com leis. Pois isso configura censura e eu sou a favor da liberdade de expressão. Acha que a posição do artista é de formador de opinião? O artista tem que ter coragem de expressar o que pensa. Isso o torna importante para a arte do seu tempo. Nascemos pra quebrar tabus. Um artista que não muda nada, que faz o que já é norma, não acrescenta nada à humanidade. Os artistas são estranhos terrestres, pois vivem em outra dimensão de percepção de tudo.

São horas de ensaio para o carnaval. Como organiza sua rotina pré-folia? Estou há meses sem dormir, pesquisando pra decidir de que maneira abordar os temas. Fiz os figurinos do balé, criei todas as ideias pra as performances, os roteiros, decidi o repertório, convidei coreógrafos, criadores de moda, estilistas e bailarinos pra fazerem as cenas comigo no trio elétrico. Ensaiei bastante e tive muito poucos momentos de descanso. Tudo nesses meses foi em função do carnaval. O pensamento, a preparação física com Pilates, dança e musculação, a dieta de proteína e até a vida em família, tudo teve o carnaval como foco. Todos os filhos se envolveram e Malu mergulhou comigo, como sempre. / SOFIA PATSCH

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.