EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Campanha reduziu em oito vezes consumo de álcool por jovens de Heliópolis

PUBLICIDADE

Por Sonia Racy
Atualização:

Jovens envolvidas no projeto em Heliópolis / FOTO BOB FONSECA 

Uma ideia simples, aplicada entre jovens de Heliópolis, resultou numa grande redução do consumo de álcool desse grupo na região - cerca de oito vezes menos, segundo apontou uma pesquisa recém-divulgada pela consultoria McGov. O pai da criança? O projeto Na Responsa!, tocado por associações de moradores do bairro com apoio de outras organizações. Eles atraíram a meninada com oficinas de saúde, de leitura, de comunicação, fizeram palestras de esclarecimento e estimularam os próprios jovens a tocar as campanhas antialcool.

PUBLICIDADE

Os dados sobre redução do consumo foram conseguidos no mesmo período, em 2016, no qual o IBGE apontou, em todo o País, um aumento no uso de bebida pelas meninas e rapazes .

Para checar os resultados, a McGov cadastrou 1.700 jovens, dos quais cerca de mil responderam sobre o "antes" e o "depois". Em seguida, como comparação, aplicou a mesma pesquisa em Paraisópolis, onde não foi feitacampanha nenhuma. Por lá, a quantidade de jovens envolvidos com excesso de bebida permaneceu igual. Segundo o Na Responsa!, desde 2010 mais de 24 mil jovens já participaram do programa, que formou cerca de 7 mil líderes e educadores empenhados na causa. O projeto foi idealizado pela Ambev..

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.