Livro tem receitas gourmet para o Dia do Miojo

O Dia do Miojo é comemorado em 25 de agosto, data em que o taiwanês naturalizado japonês Momofuku Ando criou o macarrão instantâneo, em 1958. Não é a primeira vez que falamos desta data no Blog do Curiocidade. No ano passado, três chefs de restaurantes paulistanos criaram versões gourmet do macarrão. Agora, será lançado um livro com diferentes modos de preparo do prato.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

'Meu Miojo - Receitas e Histórias' (R$ 39,90) reúne depoimentos de 14 chefs, como Carla Pernambuco (Carlota), Erick Jacquin (La Brasserie Erick Jacquin), Morena Leite (Capim Santo) e Flávia Mariotto (Mercearia do Conde). Eles contam sobre sua relação com o Nissin Lámen, conhecido no Brasil como "miojo" desde que começou a ser produzido, em 1965. Cada chef recebeu o desafio de criar uma variante gastronômica inusitada do alimento. O livro apresenta receitas como 'Miojo ao burro e sálvia' e 'Miojo caramelizado com laranja e foie gras'.

PUBLICIDADE

A ideia da publicação partiu da agência F/Nazca em parceria com a Nissin. São apenas quatro mil exemplares, que serão lançados no dia 25/8, às 12h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O valor arrecadado com direitos autorais será doado à ONG Banco de Alimentos.

Você é do tipo que acha miojo uma comida sem graça? Então veja a receita criada por Flávia Mariotto, da Mercearia do Conde. Com certeza, o macarrão vai ficar mais saboroso. Só há um problema: o preparo vai demorar mais de três minutos.

Miojo Mix com Chèvre, Rúcula, Gengibre, Maçã e Crocante de Presunto Cru

Ingredientes: 1/2 dente de alho picado cortado em lâminas 1/2 colher (chá) de gengibre cortado em laminas 1 colher (sopa) de azeite extra virgem 1 pacote de Nissin Miojo 1/2 maçã fuji cortada em palitos 10 folhas de rúcula picadas 60g de queijo de cabra frescal 1/2 colher (chá) de raspas de limão 30g de presunto cru crocante

Publicidade

Modo de Fazer: Para fazer o presunto cru crocante, coloque as fatias cortadas em tiras em uma forma, leve ao forno à temperatura de 90°C durante aproximadamente 20 minutos até ficar crocante. Aqueça a frigideira, doure o alho e o gengibre no azeite. Junte o miojo já cozido, a maçã (reserve um pouco da maçã para enfeitar) e a rúcula. Coloque as maçãs, o queijo, as raspas de limão e o presunto cru. Sirva a seguir.

(Com colaboração de Míriam Castro e fotos de divulgação)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.