Doces e bolo com um toque espiritual

Estadão

12 Julho 2012 | 08h03

Lisa Chaves chega à doceria Shanti&Li, em Pinheiros, por volta das 6h30. Ela prende os cabelos, acende as luzes da cozinha e inicia, ao lado do marido, Cristóvão, um ritual diário que precede a preparação dos bolos. Para começar, Lisa acende uma vela e um incenso em um altar improvisado sobre a pia. Com as mãos fechadas, ela e Cristóvão recitam dois mantras do hinduísmo. O primeiro é o Gayatri, que pede iluminação. Depois, os dois cantam três vezes o Shanti, mantra da paz, que dá nome à casa, aberta em abril.

Lisa e Cristóvão não homenageiam uma religião em particular. No altar da cozinha, ao lado do incenso e da vela, ficam imagens de Iemanjá, Nossa Senhora Aparecida e São Benedito – aos pés do santo de pele morena, fica uma xícara com o primeiro café tirado a cada dia. Uma pedra da lua e um quartzo rosa acompanham os santos. “Para mim, a cozinha é um lugar muito forte”, afirma Lisa. “Se você não se prepara, as emoções tomam conta de você”.

Até os 12 anos, a boleira morou em uma comunidade alternativa em Santo Antônio do Descoberto, no interior de Goiás. Trouxe daquela época a ideia de utilizar alimentos orgânicos para fazer doces. Ela conta que 90% dos ingredientes da loja têm esta característica, como leite, ovos, maçã e banana. Lisa prepara bolos de maçã, cenoura, banana e mandioca com coco. Em breve, pretende utilizar agave em suas receitas – a planta mexicana é considerada um ótimo substituto do açúcar.


Magali Botelho, proprietária da Forte Sabor há 25 anos, encontrou outra maneira de manifestar sua fé católica. Todos os líquidos utilizados em suas receitas, principalmente água e leite, são abençoados. “Tudo que consegui até hoje foi graças a minha fé”, afirma. “Então uso água benta na cozinha.”

“Não é todo mundo que é católico, mas usar líquidos abençoados é uma maneira de rezar por todos os meus clientes”, afirma a quituteira. Todos os dias, às 9h da manhã, Magali sintoniza o programa do padre Marcelo Rossi no rádio. Deixa os ingredientes ao lado do aparelho e aguarda a bênção da água. Só então inicia sua rotina na cozinha, fazendo doces e salgados sob encomenda. Os produtos da Forte Sabor podem ser encontrados na Casa Santa Luzia.

Serviço:
Shanti&Li
R. Artur de Azevedo, 969, Pinheiros, 2478-1405

Forte Sabor
5677-3874 e 8779-6890

Casa Santa Luzia
Al. Lorena, 1.471, Jd. Paulista, 3897-5000

(Com colaboração e fotos de Míriam Castro)