PUBLICIDADE

Doces e bolo com um toque espiritual

Lisa Chaves chega à doceria Shanti&Li, em Pinheiros, por volta das 6h30. Ela prende os cabelos, acende as luzes da cozinha e inicia, ao lado do marido, Cristóvão, um ritual diário que precede a preparação dos bolos. Para começar, Lisa acende uma vela e um incenso em um altar improvisado sobre a pia. Com as mãos fechadas, ela e Cristóvão recitam dois mantras do hinduísmo. O primeiro é o Gayatri, que pede iluminação. Depois, os dois cantam três vezes o Shanti, mantra da paz, que dá nome à casa, aberta em abril.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

Até os 12 anos, a boleira morou em uma comunidade alternativa em Santo Antônio do Descoberto, no interior de Goiás. Trouxe daquela época a ideia de utilizar alimentos orgânicos para fazer doces. Ela conta que 90% dos ingredientes da loja têm esta característica, como leite, ovos, maçã e banana. Lisa prepara bolos de maçã, cenoura, banana e mandioca com coco. Em breve, pretende utilizar agave em suas receitas - a planta mexicana é considerada um ótimo substituto do açúcar.

PUBLICIDADE

Magali Botelho, proprietária da Forte Sabor há 25 anos, encontrou outra maneira de manifestar sua fé católica. Todos os líquidos utilizados em suas receitas, principalmente água e leite, são abençoados. "Tudo que consegui até hoje foi graças a minha fé", afirma. "Então uso água benta na cozinha."

"Não é todo mundo que é católico, mas usar líquidos abençoados é uma maneira de rezar por todos os meus clientes", afirma a quituteira. Todos os dias, às 9h da manhã, Magali sintoniza o programa do padre Marcelo Rossi no rádio. Deixa os ingredientes ao lado do aparelho e aguarda a bênção da água. Só então inicia sua rotina na cozinha, fazendo doces e salgados sob encomenda. Os produtos da Forte Sabor podem ser encontrados na Casa Santa Luzia.

Serviço: Shanti&Li R. Artur de Azevedo, 969, Pinheiros, 2478-1405

Forte Sabor 5677-3874 e 8779-6890

Publicidade

Casa Santa Luzia Al. Lorena, 1.471, Jd. Paulista, 3897-5000

(Com colaboração e fotos de Míriam Castro)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.