Confeiteira ensina a preparar suspiros de sabores inusitados

Casada com um amante de cheesecakes, a publicitária Luana Azeredo começou a fazer o doce em casa. Em 2009, criou o projeto "One Hundred Cheesecakes" - ela fez 100 sabores diferentes do quitute e doou parte do dinheiro arrecadado à ONG Banco de Alimentos, dedicada à erradicação da fome. Foi aí que surgiu a Xcakes, empresa que faz cheesecakes sob encomenda.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

"No começo, eu não sabia o que fazer com as claras de ovos que sobravam", afirma Luana. A solução encontrada foi usá-las para elaborar suspiros. No entanto, a maioria deles nem lembra aquela mistura caseira simples de claras em neve e açúcar. Os suspiros têm sabores como coco queimado, menta, fava de baunilha e até limão com manjericão e flor de sal.

PUBLICIDADE

Desde que criou a linha, Luana e a sócia, Anelise Torres Blanco, se preocupam em criar sabores inusitados para os doces. "Queremos trazer versões gourmet para uma receita tradicional", diz Luana. Os suspiros são vendidos por quilo. Os preços variam de R$ 20 (tradicional e limão) a R$ 64 (noz pecan e gengibre com laranja e cardamomo). As encomendas devem ser feitas com até dois dias de antecedência.

A ordem em que os ingredientes são adicionados varia em cada receita. Quando o ingrediente é líquido, pode ser acrescentado na fase inicial do processo. No caso de itens sólidos, como confeitos, o ideal é misturá-los antes de assar os suspiros. Na hora de inventar novas combinações, Luana precisa tomar cuidado para não descaracterizar o doce: "Quanto mais coisas você acrescenta, mais pode alterar a consistência do suspiro", diz. A tentativa de usar castanha-do-pará na composição, por exemplo, falhou. "A castanha é muito oleosa e fazia o docinho perder a forma", lamenta.

Luana e Anelise mostram agora no Blog do Curiocidade uma receita de suspiro de gengibre com cravo:

Ingredientes

Publicidade

10 claras 500 gramas de açúcar 2 gramas de cremor tártaro 1 colher (café) de cravo em pó 1 colher (café) de gengibre fresco ralado

Modo de preparo

1- Bata as claras em velocidade baixa juntamente com o cremor tártaro. 2- Quando começar a espumar, vá colocando o açúcar juntamente com o cravo em pó aos poucos, permitindo que misture bem. 3- Aumente para a velocidade média e deixe bater até que chegue na consistência de picos firmes. 4- Deixe bater por mais 8 minutos em velocidade alta. 5- Verifique se a massa está firme. Se estiver, pare a batedeira e inclua delicadamente o gengibre ralado. 6- Coloque a massa em um saco de confeiteiro sem bico e, em formas forradas com papel manteiga, faça bolinhas do tamanho desejado. 7- Leve ao forno pré aquecido a 100 graus e deixe por uma hora. 8- Verifique se os suspiros já está sequinhos e descolando do papel. Caso não estejam, deixe por mais meia hora. 9- Depois desse período, desligue o forno e deixe os suspiros secando lá dentro por mais pelo menos uma hora. 10- Caso queira, pode polvilhar um pouco do cravo em pó em cima dos suspiros.

Serviço:Xcakes8063-0002 e contato@xcakes.com.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.