Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Cultura

Cultura » Cerveja dos Simpsons já pode ser encontrada em São Paulo

Cultura

Estadão

16 Novembro 2011 | 18h26

Bar do Moe. Homer Simpson entra, cumprimenta os amigos e pede uma bebida.Nessa cena, que se repete em diversos episódios de Os Simpsons, uma marca de cerveja sempre aparece em destaque: Duff. No desenho animado, a cerveja é barata e não tem grande qualidade. Já a versão brasileira, que já pode ser experimentada no Empório Liberdade, pertence à categoria puro malte, sem adição de estabilizantes, que tornam a produção mais barata.

A Duff que está à venda não é um produto oficial da Fox, detentora dos direitos sobre a história da família Simpson. O responsável pela criação é o mexicano Rodrigo Contreras, que registrou a marca no México e lançou a cerveja na Espanha em 2007, numa parceria com a cervejaria belga Haacht Brewery. Na América do Sul, a bebida pode ser encontrada no Chile, no Paraguai e na Colômbia.

Os direitos de produção no Brasil foram adquiridos no ano passado pela Duff do Brasil. A bebida é fabricada pela cervejaria catarinense SaintBier, responsável também pela produção da Cerveja Coruja. Conrado Kaczynski, sócio da Duff do Brasil, explica que a fórmula muda de acordo com o país: “Enquanto as versões europeias são mais massificadas e baratas, tentamos fazer no Brasil uma cerveja premium que tenha um sabor leve e especial”, afirma.

Por enquanto, a versão em latinha não está nos planos dos fabricantes. Mas o rótulo da Duff é igualzinho à versão mostrada no desenho.

Amanhã  acontece o lançamento oficial da cerveja preferida dos Simpsons num evento só para convidados. O Twitter da marca, que só tem um post por enquanto, publicou um mapa com os 28 estabelecimentos que venderão a gelada em São Paulo a partir da semana que vem (clique na imagem abaixo). No dia 11 passado houve um pré-lançamento no Empório Liberdade.

Locais que venderão a Duff a partir da semana que vem

De acordo com o proprietário do mercado, Frank Bischoff, cerca de 800 pessoas foram ao local conferir a versão de verdade do álcool consumido no desenho animado. Das 50 caixas do primeiro lote, com duas dúzias de garrafas cada, restaram apenas 100 unidades. “Acho que o estoque não dura nem até sexta-feira”.  Quem quiser experimentar a Duff antes do lançamento precisa se apressar.

Serviço:
Empório Liberdade
Rua Thomaz Gonzaga, 28, Liberdade, 3208-0158

(Com colaboração de Míriam Castro)

Encontrou algum erro? Entre em contato