Brigadeiro recheado de panetone em clima de Natal

Duas coisas que você vê por todos os lados: panetones recheados com brigadeiro e lojas de brigadeiros gourmets espalhadas pela Cidade. Huuum... Sabe que isso pode render uma boa ideia? Para entrar no clima natalino, a chef Giulianna Loduca Scalamandré, da Brigadeiros by Cousin's, criou um brigadeiro recheado com panetone. O brigatone é um brigadeiro tradicional que tem em seu interior um pedacinho da massa do panetone com frutas cristalizadas da Bauducco.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um panetone pequeno rende entre 20 e 30 brigatones. Para quem não gosta do panetone tradicional, uma boa notícia: "Na quinta-feira, teremos um brigatone sem frutas cristalizadas e uvas-passas", diz Edoardo Abrão, marido de Giulianna e gerente comercial da Brigadeiros by Cousin's.

 Foto: Estadão

São 73 sabores de brigadeiro, como damasco, melão, pistache e branco com champanhe, que vão aparecendo nas vitrines em esquema de rodízio (8 a 12 por dia). Os únicos que são vendidos diariamente são o tradicional, com chocolate suíço 30% de cacau; o de chocolate branco belga; o brigatone e três versões amargas: 70%, 80% e 100% cacau. Para conseguir tanta variedade, Giulianna ousa bastante. Outra de suas invenções é o brigadeiro de chocolate 70% cacau com uma pitada de flor de sal e azeite espanhol. "Cada um dos ingredientes é sentido por uma parte da língua, tornando a experiência especial para o paladar", afirma Edoardo. A pequena iguaria é servida na própria loja, que comporta 10 pessoas sentadas.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Apenas sob encomenda, aparecem duas joias no cardápio: brigadeiro de ouro comestível e de diamante comestível. O primeiro tem flocos e pétalas de ouro 24 quilates. O segundo leva diamantes artesanais feitos com açúcar. Cada um sai por 58 reais em uma caixinha especial. "Uma vez, um cliente disse que a mulher não merecia apenas uma joia", conta Edoardo. "Levou logo uma caixa com 50 brigadeiros de ouro".

Em 23 de abril deste ano, Edoardo e Giulianna comemoraram 17 anos de casamento. Também aproveitaram para inaugurar a Brigadeiros by Cousin's na Rua Cardoso de Almeida,em Perdizes. O nome vem da época em que Giulianna participava de bazares junto com as primas Silvana, Sônia, e Gisela. Três vezes por ano, vendiam artesanato e doces preparados pela própria família da chef, que realizou seus estudos de patisserie em Paris. Os bazares Cousin's (Prima's) foram interrompidos no ano passado, mas batizaram a brigaderia.

Serviço:Brigadeiros by Cousin's Rua Cardoso de Almeida, 1.371, Perdizes, 3582-1095/3862-5391

Publicidade

(Com colaboração de Míriam Castro e fotos de divulgação)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.