Aprenda a fazer rosas para enfeitar cupcakes

Estadão

10 Maio 2012 | 18h11

Os cupcakes se tornaram tão populares em São Paulo que já nem podem ser considerados novidade, tamanha a quantidade de lugares que os oferecem. Em meio a tanta concorrência, lojas especializadas nos bolinhos procuram maneiras de se diferenciar. Na Cupcake da Vila, eles são decorados com flores,  como uma rosa que serve de suporte para velas.

A designer Vera Franco, de 57 anos, deixou o emprego como editora de arte de uma revista há dez meses.  “Eu era designer de revistas, mas agora sou designer de cupcakes”, brinca ela, que abriu um ateliê na Vila Mariana.  “O que me encanta neste trabalho é descobrir novas combinações de cores para deixar o doce mais bonito”. Os cupcakes especiais (a partir de R$ 8 ) precisam ser encomendados com pelo menos três dias de antecedência.

Vera criou as rosas decorativas quando recebeu uma encomenda de aniversário de 80 anos. “Tinha que fazer 80 cupcakes”, conta. “Pensei que ficaria sem graça apenas espetar a velinha no bolo, por isso fiz um suporte em forma de rosa”. A designer confeiteira mostra agora no Blog do Curiocidade um passo a passo para a criação do enfeite  para cupcake:

A pasta americana utilizada na receita pode ser encontrada em lojas de doces e misturada a corantes para confeitaria em gel ou pó. Para que a massa não grude, abra-a em cima de um plástico.

Corte seis rodelas finas com um molde de biscoitos.

Enfileire as seis rodelas.

Com uma espátula ou outro utensílio, pressione o centro das rodelas.

Enrole as rodelas, com cuidado, até o final.

Com uma faca ou espátula, corte o rolo de massa ao meio.

Aperte delicadamente a base da rosa para abrir as pétalas.

Encaixe a vela na rosa de pasta americana.

Coloque a rosa decorativa sobre o cupcake.

Serviço:
Cupcake da Vila
2501-8982

(Com colaboração de Míriam Castro)