Rush e Deep Purple são indicados ao Rock'n'Roll Hall of Fame

Estadão

04 Outubro 2012 | 22h02

 Marcelo Moreira

Assim como os critérios para a definição do estapafúrdio ranking de seleção da Fifa é quase indecifrável, até pouco tempo atrás as escolhas para o Rock and Hall of Fame, sediado nos Estados Unidos, também eram envoltas em mistérios. O critério básico é ter lançado um primeiro single ou álbum relevante há pelo menos 25 anos.

Depois uma “comissão” escolheria quem mereceria a honra. O resultado é que injustiças homéricas foream cometidas – caso mais evidente do Black Sabbath, só aceito recentemente. Enquanto isso, artistas duvidosos foram laureados sem que tivessem méritos para tanto.

Parece que tal academia está começando a reparar tal absurdo. A comissão julgadora escolheu nesta quinta-feira os 15 artistas que “concorrerão” à eternização em 2013. Entre os indicados estão Rush e Deep Purple. Já não era sem tempo. 

 Pela primeira vez o público terá a chance de votar juntamente com artistas, historiadores e integrantes da indústria da música e do corpo de eleitores oficial. A partir de agora até o dia 5 de dezembro os fãs podem votar pelo RollingStone.com nos indicados que gostariam de ver empossados.

O trio canadense Rush

Os cinco artistas mais votados irão formar uma “cédula de votação dos fãs” que contará como uma das mais de 600 cédulas que determinam a seleção de 2013. Os resultados serão anunciados em meados de dezembro.

O evento do dia 18 de abril de 2013 ocorrerá no Nokia Theater, em Los Angeles, marcando a primeira vez que a cerimônia ocorrerá nessa cidade desde 1993. A HBO gravará o show para transmissão em data posterior – o que é um tremendo absurdo, diga-se de passagem.

“A definição do ‘rock and roll’ tem diferentes significados para diferentes pessoas, mas por mais ampla que as classificações possam ser, todas elas partilham um amor em comum pela música” declarou Joel Peresman, presidente e CEO da Rock And Roll Hall Of Fame Foundation ao  site  Blabbermouth.net. “Nesse ano nós orgulhosamente por mais uma vez reunimos uma fantástica lista de grupos e artistas que alcança todos os gêneros do rock.”

Em um comunicado oficial, o Rush informou estar “honrados por estar entre os indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame desse ano. Estamos especialmente emocionados pelos muitos, muitos fãs dedicados para quem essa indicação é tão importante”.

Indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame de 2013 – Só cinco irão para a “final”:

– Albert King
– Chic
– Deep Purple
– Donna Summer
– Heart
– Joan Jett & The Blackhearts
– Kraftwerk
– The Marvelettes
– The Meters
– N.W. A.
– Paul Butterfield Blues Band
– Procol Harum
– Public Enemy
– Randy Newman
– Rush

 P.S.: Essa “votação”, esse tipo deescolha, é uma coisa execrável. Excepcionalmente, todos os 15 nomes listados acima merecem estar no Rock Hall of Fame. O que leva os sacripantas responsáveis por espetáculo reprovável a achar que um Deep Purple, merece mais ou menos do que o Chic ou Donna Summer, por exemplo, entrar para esse clubinho? Cadê o KIss? O Yes?

Mais conteúdo sobre:

Black SabbathDeep PurpleRush