Rock pesado e motos envenenadas em grande evento no ABC

Estadão

19 Outubro 2012 | 06h39

Marcelo Moreira

À primeira vista eles parecem integrantes da gangue de motoqueiros Hell’s Angels: paramentados, quase todos grandalhões e tatuados. Outros saíram diretamente do filme clássico “Easy Rider”, de Dennis Hopper, talvez o mais famoso road movie, que retratava em parte a vida dos motociclistas e suas turmas, com as possantes Harley-Davidson ensurdecendo os ambientes.

Se eles assustam no primeiro momento, encantam no momento seguinte pelo bom humor, pelo bom gosto musical e pela gentileza. Os motociclistas vintage, como são conhecidos, são um dos grupos-confrarias-clubes mais unidos que existem no Brasil. E esse universo vai ganhar um dos eventos mais interessantes deste final de semana.

Depois de algum tempo sumido, o Two Wheels Brazil, o maior festival de motocicletas vintage da América Latina, volta a ser realizado neste final de semana em São Paulo.

Festival é modo de dizer, pois é uma autêntica feira durante dois dias que vai reunir o que de melhor e mais importante ocorre no mundo das motos na atualidade. Haverá exposições de máquinas customizadas, palestras, aulas, workshops, venda de peças e de livros e rock da melhor qualidade.

O local já é uma atração à parte, uma grande chácara com mais de 5 hectares de Mata Atlântica em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), a pouco mais de 30 quilômetros da capital, com a possibilidade de camping gratuito para o público, com controle de entrada e segurança 24 horas.

A banda Raimundos ressurge neste evento e é a principal atração nacional, tocando no domingo e abrindo para a excelente banda norueguesa de stoner metal Chrome Division e para o cantor Michale Graves (ex-Misfits).

Marky Ramone's Blitzkrieg: Marky é o terceiro da esq. para a dir.

No dia anterior, a atração principal é Marky Ramone (ex-baterista dos Ramones) e sua banda, com a abertura da banda de pop rock Toyshop, que retomou as atividades neste ano. Graves também tocará com Marky Ramone. Entre outras bandas que tocarão em palcos menores estão Bad Motors, Subviventes, Hellgrass e De Los Man.

Das atrações musicais, a mais inusitada e diferente é a banda Chrome Division. Misturando hard rock com um rock pesado com forte pegada dos anos 70 – o chamado stoner rock ou stoner metal –, o grupo começou como um projeto paralelo de músicos de death e black metal da Noruega. O vocalista Shagrath, por exemplo, é o cantor do pesadíssimo Dimmu Borgir, uma das mais bem-sucedidas bandas de metal extremo da Europa.

O que era um projeto paralelo dos músicos acabou se tornando um “problema”: o Chrome Division fez sucesso com seus dois primeiros álbuns e colocou os integrantes em um dilema: dependendo do caso, o sucesso do quinteto era maior do que o de algumas das bandas originais dos integrantes – além do Dimmu Borgir, já passaram pela formação integrantes do Ragnarok, The Kovenant, Susperia, Ov Hell e Old man’s Child.

O jeito foi fazer um pacto para que o projeto se transformasse em banda de verdade, mas com cada integrante se esforçando para conciliar as agendas de suas bandas principais com o Chrome Division.

O som, é óbvio, é muito distante do black metal do Dimmu Borgir, por exemplo, mas é bastante agradável e deve agradar quem gosta de rock pesado e também quem é chegado ao classic rock de artistas prediletos dos motoqueiros, como Grateful Dead,  Creedence Clearwater Revival, Allman Brothers, Gov’t Mule e Lynyrd Skynyrd. 

SERVIÇO

Two Wheels Brazil 2012
Shows: Marky Ramone’s Blitzkrieg e Toyshop (sábado, dia 20) e Raimundos, Chrome Division e o cantor Michale Graves (domingo, dia 21)
Local: Estrada Velha do Mar, 4335 – S. Bernardo do Campo – Estrada São Paulo 148 – Km 35,5)
Data: dias 20 e 21 de outubro – sábado e domingo
Horário: das 9h às 23h
Horário do show: Sábado, às 19h – Domingo, a partir das 17h
Preço:
R$150 (Day by Day – ingresso válido para um dia somente)
R$200 (Passaport – válido para os dois dias)

Mais conteúdo sobre:

Chrome DivisionMarky RamoneRaimundos