Quadrophenia empurra o Who para mais uma turnê

Marcelo Moreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Jimmy vai ressurgir das profundezas do mar de Brighton pela segunda vez em 40 anos. A promessa foi feita pela dupla Pete Townshend e Roger Daltrey neste segundo semestre, quando anunciaram mais uma turnê norte-americana da banda The Who.

PUBLICIDADE

A banda vai comemorar em 2013 os 40 anos do lançamento da obra-prima "Quadrophenia", mesmo com a turnê começando em novembro próximo. Serão três meses atravessando o Estados Unidos e o Canadá, em um comodismo irritante para os fãs de outras partes do mundo. O mercado da América do Norte é prioridade absoluta e quase única da dupla que responde pela banda.

Será a última turnê da banda? Os dois evitaram responder em recente entrevista em setembro ao jornal norte-americano The New York Times. No ano passado, durante uma turnê solo norte-americana (para variar) executando na íntegra a ópera-rock "Tommy", Daltrey deu pistas de que estava finalmente conseguindo convencer o companheiro a realizar "uma turnê pela última vez".

"É algo que não pensamos e não conversamos. Procuramos algo que pudéssemos fazer juntos. Tivemos dificuldade em encontrar algo legal, mas estávamos ansiosos para voltar a trabalhar lado a lado - antes que a gente morra", tentou desconversar, mas escorregando, o guitarrista Townshend.

Cinco anos após a última turnê completa pelos Estados Unidos e Europa, Os quase setentões do Who vão executar na íntegra a ópera-rock "Quadrophenia" pela segunda vez - a primeira foi na turnê entre 1996 e 1997. Será um desafio para o vocalista Daltrey. "As músicas de 'Quadrophenia' são difíceis e que gostaria de voltar a cantá-las enquanto sua voz ainda der conta. Eu não sei por quantos anos ainda serei capaz de cantar essas músicas. Minha voz está ótima no momento."

Publicidade

 Foto: Estadão

A saga do mod Jimmy na turbulenta e violenta Londres de 1965 vai exigir muito não só da dupla, mas de toda a banda de apoio. Gravado com o que de mais moderno existia em equipamento em 1973, e cheia de efeitos especiais, "Quadrophenia" sempre foi considerada uma obra irreprodutível ao vivo, embora a banda tenha tentado na turnê norte-americana de 1973, com resultados insatisfatórios.

"Os efeitos pré-gravados em fitas cassete e de rolo eram um desafio para todos nós na época. Às vezes os sequenciadores não disparavam as fitas, o que nos fazia perder o tempo das músicas. Outras vezes ficava impossível acompanhar os arranjos, e atravessávamos o ritmo mesmo, principalmente Keith (Moon, o baterista). Foi um pesadelo", relembrou Townshend à edição norte-americana Rolling Stone às vésperas dos shows de 1996 - um deles, magistral, ocorreu no Hyde Park, com David Gilmour (Pink Floyd), como convidado especial.

Ambientada na época da juventude mod, na Inglaterra, por volta de 1964 e 1965, a ópera conta a história de Jimmy, que enfrenta um transtorno de personalidade "quadrofônica" e vive à procura de uma identidade. Virou filme em 1979, estrelado por Sting, baixista do The Police. A aceitação foi boa na época e em 2010 foi reeditado em DVD e Blu-Ray.

Ainda na recente entrevista ao The New York Times, Townshend consegue ver semelhanças entre os tempos atuais com 1973, quando lançou a obra, e1965. "Acho que 'Quadrophenia' ainda é atual, tem correspondência com a nossa realidade. Ela fala sobre um jovem que não consegue se adaptar. Agora que todos se comunicam por mensagem de texto, e-mails, Facebook e todas as outras mídias sociais, uma das dificuldades é que, se as pessoas estiverem em uma situação em que não possam ser sinceras consigo mesmas, será muito difícil crescer, amadurecer e seguir em frente."

O repórter norte-americano tentou, mas não furou o bloqueio sobre ser esta a última turnê da banda, que completou 50 anos do embrião de sua criação em 2012. Os dois músicos evitam falar do futuro, e rechaçam qualquer comparação com os amigos Rolling Stones. "Futuro para mim são os três meses longos de turnê pela América", brincou Daltrey. "Para mim é o lançamento da minha autobiografia em breve e mais alguma coisa", emendou Townshend, encerrando a conversa.

Publicidade

O guitarrista lança em outubro na Inglaterra "Who Am I?", que promete ser tão polêmico quanto as biografias de Eric Clapton e Keith Richards. A vantagem é que Townshend reconhecidamente escreve bem e não precisou de ajuda de um jornalista ou ghost writer (profissional que escreve para o "autor" de fato).

A nova ópera-rock que Townshend está compondo, "Floss", que tem chances de se tornar um novo álbum do Who, por enquanto está engavetada até meados de 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.