'Nós só queríamos nos divertir', diz Jakob Dylan sobre novo álbum do Wallflowers

Estadão

21 Outubro 2012 | 12h00

Isabela Lamster com informações da AP – Especial para Território Eldorado

Quando o produtor Jay Joyce chegou no estúdio para discutir planos antes do início da gravação do primeiro álbum do Wallflowers em sete anos, ele ficou surpreso ao encontrar o vocalista e guitarrista da banda, Jakob Dylan, filho do lendário Bob Dylan, sem ideias de material. “Nós tínhamos umas duas músicas, mas nada mais do que um bando de coisas em um laptop”, disse Dylan. 

 O cantor e o produtor se encontraram recentemente em Nashville para falar sobre o Glad All Over, o primeiro álbum do Wallflowers desde Rebel, Sweetheart, de 2005. Desta vez, os ganhadores do Grammy Awards tentaram algo diferente, já que Dylan, não mais confortável com seu papel de líder na composição das músicas, deu passo para trás e tentou se misturar à banda.

No passado, ele costumava a chegar nas sessões de gravação com demos e opiniões fortes. Desta vez, não havia demos ou letras já completas; somente ideias, as quais o grupo – que inclui membros de longa data como o tecladista Rami Jaffee, o baixista Greg Richling e o guitarrista Stuart Mathis; e o novo baterista Jack Irons – iriam desenvolver.  “Se você (pré-escreve), essas músicas vêm com um sentimento implícito, ritmo, tempo. Você já tem o seu volcal preso e você não vai se mover. Então, isso pode ser paralizante”, acrescentou Dylan.

Jakob Dylan

Jakob Dylan – Divulgação

“Poderia ter dado incrivelmente errado, cara”, falou Joyce. “Foi meio divertido. Foi o que me atraiu ao projeto. Oh! Isso é apavorante”.

O que emergiu da experiência foi uma escrita com um ritmo pesado que possui fortes marcas autorais de Joyce, que, inclusive, além de produzir, tocou guitarra no álbum que foi gravado em apenas um mês.

“Eu sabia, quando chegamos aqui, que nós não priorizávamos acordes e estruturas perfeitas. Não iria ser esse tipo de composição. Seria uma composição para derrubar as coisas. Depois de muitos anos não fazendo isso, se nós iríamos fazê-lo, nós só não queríamos que ele ficasse pesado e não queríamos baladas ou coisas de meio tempo. Nós só queríamos nos divertir”, afirmou Dylan. O álbum Glad All Over foi lançado na última terça-feira (09).

Mais conteúdo sobre:

Wallflowers