Helter Skelter: a música que Charles Manson roubou dos Beatles - parte 4 - final

Doctor Robert - publicado originalmente no site Whiplash

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

HELTER SKELTER COLOCADO EM PRÁTICA

PUBLICIDADE

Apesar de tanta maluquice, a seita de Manson cresceu bem, e a idéia agora era  expandir suas idéias para o resto do mundo, e o primeiro passo seria através da  gravação de um disco. Mesmo com toda a influência que conseguia ter, inclusive  em pessoas donas de cargos importantes em estúdios e gravadoras, ele não obtém  sucesso na empreitada, não passando da gravação de um compacto simples.

Em 9 de  agosto de 1969, indignado com o produtor musical Terry Melcher, filho da atriz  hollywoodiana Doris Day, por ter lhe negado um contrato para lançar um álbum com  suas músicas (inclusive a suposta versão original da canção dos Beach Boys "Never Learn Not To Love", do álbum "20/20" dos californianos, que ele afirmava  ser um plágio de sua música chamada "Cease To Exit"), Manson recruta sua família  para um ato radical: como o tempo estava passando muito rápido e o fim dos  tempos se aproximava, a saída era invadir o apartamento que pertencia ao  produtor e assassina-lo, iniciando ele próprio o que seria o "Helter Skelter", o  único meio de chamar a atenção do resto da população para a tragédia iminente.

Só que Melcher não residia mais no local, e quem acabou pagando por tudo foram a  nova moradora, a atriz Sharon Tate, e seus amigos. Tate, em seus últimos dias de  gravidez e esposa do cineasta Roman Polanski, promovia uma festa em casa com  alguns amigos.

A "Família" liderada por Manson consegue invadir o local e  promove uma chacina sem precedentes. A atriz, para se ter uma idéia da covardia,  faleceu com dezesseis facadas, onde cinco delas já seriam fatais isoladamente,  segundo a perícia. Com o sangue de suas vítimas, os assassinos escrevem nas  paredes palavras como "Helter Skelter", "Political Piggy" (referência a "Piggies", chamando as vítimas de "porcos políticos") e "Arise" (extraída da  letra de "Blackbird").

Publicidade

Curiosamente, um dos membros da "Família" atendia pelo  apelido de "Sexy Sadie", mesmo nome de uma das músicas do disco branco dos fab  four.

Mal houve tempo para a imprensa noticiar tamanha tragédia e Manson e seus  seguidores arquitetam mais um crime absurdo. Aleatoriamente, escolhem uma nova  residência para cometer mais assassinatos, pois ele julgava que os atos da noite  anterior não haviam tido o resultado desejado.

Chegam à casa de Leno LaBianca,  presidente de uma rede de supermercados da Califórnia, assassinando não só ele  (com 12 facadas e 14 ferimentos feitos por um garfo de duas pontas ), mas também  sua esposa (com 41 ferimentos perfurantes). No peito de Leno, entalharam em sua  carne a palavra "War" ("guerra").

A barbaridade dos crimes causaram pânico entre  as celebridades e pessoas ricas que moravam próximos aos locais escolhidos pela "Família" para cometer seus atos. Apesar disso e da similaridade dos crimes, bem  como as armas utilizadas e as palavras escritas com sangue, a polícia tratou os crimes como  casos isolados. Manson e seus seguidores acabariam sendo presos em uma batida  policial na fazenda onde moravam.

No decorrer do processo judicial, fatos  estranhos aconteceram, como o assassinato de Ronald Hughes, advogado de defesa  que ousou desafiar as vontades de Manson, bem como tentativa de homicídio de  Barbara Hoyt, testemunha de acusação, utilizando-se um hambúrguer cheio de  LSD.

Publicidade

Tudo foi retratado detalhadamente no livro de mais de 700 páginas chamado  (adivinhem só?) "Helter Skelter", de Vincente Bugliosi, o promotor que liderou o  processo contra a "Família" - um dos mais longos da história dos Estados Unidos.  O livro deu origem, ainda, a dois filmes, um feito para o cinema em 1976, e  outro para a TV em 2004.

Charles Manson foi condenado à pena de morte, mas devido a uma alteração nas  leis da Califórnia (que aboliu este tipo de condenação) teve sua sentença  alterada para prisão perpétua. E infelizmente, ao que parece, ele fez escola,  afinal o que já surgiu de doidos nesses quarenta anos depois, matando ou se  suicidando, dizendo terem sido influenciados por músicas e filmes...

Fontes: Wikipedia; Beatles Brasil; Boca  do Inferno; Free Information  Society; Whiplash!.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.