Festival Ricardo Werther termina neste final de semana em São Paulo

Estadão

18 Outubro 2012 | 22h06

Marcelo Moreira

A campanha em prol da recuperação do cantor carioca de blues Ricardo Werther prossegue  neste final de semana em São Paulo com um festival dedicado ao músico que se recupera de uma delicada cirurgia de retirada de um tumor no intestino. Outro já foi agendado para novembro, mas ocorrendo simultaneamente em várias capitais brasileiras.

O Festival Ricardo Werther começou no final de semana passado no Club Noir, um teatro na região da rua Augusta, no centro de São Paulo, e prossegue nesta sexta e no sábado com shows de quatro bandas de pop rock, entre os quais o Fábrica de Animais, que tem como vocalista Fernanda D’Umbra, uma das organizadoras do evento.

 Werther está se recuperando de uma série de cirurgias na cidade de Teresópolis (RJ) e gastou em um ano as economias que tinha por conta dos itens não cobertos pelo plano de saúde. Músicos, fãs e profissionais do meio muscial se juntaram em uma série de iniciativas para levantar fundos e ajudar o cantor.

 Em 20 de novembro ocorre o Ricardo Werther’s Day, com eventos musicais e culturais simultâneos em três capitais brasileiras – São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife por enquanto.

 Em São Paulo serão vários artistas se apresentando na importante casa de shows Bourbon Street, no bairro de Moema. A iniciativa tem a liderança do guitarrista paulistano Amleto Barboni e apoio da revista Blues’n’Jazz e terá a participação de gente como os guitarristas André Christóvam e Marcos Ottaviano, além de Barboni.

Artista prestigiado

Ricardo Werther integrou nos anos 90 a ótima banda carioca de blues Big Allanbik, que legou ao blues nacional um dos grandes instrumentistas do gênero, Gilson Szrajbman, o Big Gilson, além do baixista Ugo Perrotta, do tecladista Allan Ghreen e do baterista Beto Werther, irmão de Ricardo.

Com o fim da banda, no começo dos anos 2000, o vocalista engatou uma bem-sucedida carreira solo e lançou em 2010 o excelente “The Turning Point”, bastante elogiado no exterior.

E foi durante os preparativos para a turnê brasileira do álbum que o músico descobriu uma obstrução intestinal. Na cirurgia, os médicos constataram a existência de um tumor maligno, que foi extirpado. O tratamento e as várias internações e cirurgias subsequentes interromperam a carreira e drenaram todos os recursos acumulados em quase 20 anos nos palcos.

“Perdi 53 quilos em pouco mais de um ano, os médicos retiraram mais de 40 centímetros do intestino e tive de passar por uma completa reeducação alimentar. A luta tem sido brava, mas estou me recuperando e não vejo a hora de retomar a carreira”, diz Werther.

O plano de saúde só cobriu uma parte do custos totais do tratamento e ele está recebendo a ajuda financeira de amigos e parentes. Mas ainda é insuficiente para fazer frente à demanda financeira. “Eu e minha família seguramos até onde conseguimos, mas agora estamos realmente necessitados de ajuda de amigos, fãs e de quem puder contribuir.”

Uma página na rede social Facebook foi aberta para incrementar a arrecadação de fundos, incluindo a venda de gaitas da marca Bends por R$ 80. Ao mesmo tempo, velhos camaradas e amigos se mobilizam para organizar shows beneficentes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“The Turning Point’, o último trabalho de Ricardo Werther
 

 “Conheci o Ricardo em um festival bastante interessante em 2008 no Rio de Janeiro. Fizemos uma jam juntos e depois ele tocou no meu show e no do André Christóvam. Ficamos amigos e mantivemos contato desde sempre. Vamos tentar ajudá-lo no que pudermos”, afirmou Amleto Barboni.

 A página sobre Ricardo Werther e sua campanha pode ser acessada clicando aqui.

Os amigos e fãs que quiserem contribuir para o tratamento do músico podem fazer por meio dos seguintes dados:

Ricardo Werther

Bradesco / Ag: 3462-2 / Conta: 7588-4 / Ricardo Monteiro da Silva. ou da Renata Faria

CEF
Ag: 0193
Conta POUPANÇA: 00423879-9
Renata Freire Faria – CPF: 030.154.807/23

SERVIÇO DOS FESTIVAIS

FESTIVAL RICARDO WERTHER

 

 19 DE OUTUBRO
VISITANTES 
FÁBRICA DE ANIMAIS 

20 de OUTUBRO
LA CARNE
SACO DE RATOS

LOCAL: Club Noir, na rua Augusta, 331, próximo do centro de São Paulo. O preço de entrada será definido na porta, além da quantia que todos os participantes querem pagar.

RICARDO WERTHER’S DAY – SÃO PAULO

Dia: 20/11/2012 (TERÇA-FEIRA)
Horário: 21h30
Local: Bourbon Street Music Club
Endereço: R. dos Chanés 127, Moema – São Paulo
Informações: heltonribeiro@terra.com.br ou (11) 5072-2765 / 98555-7702 (Helton Ribeiro – Blues’n’Jazz)
Fone para reservas: (11) 5095-6100 (ATENÇÃO: O call center faz apenas reservas de mesas, não informa sobre horário, artistas participantes etc.)
Couvert artístico beneficente: R$ 50