Discografia do Who será relançada em vinil na Europa

Estadão

26 Outubro 2012 | 17h50

Marcelo Moreira 

 

Imagem

Depois dos Beatles, é a vez da banda inglesa The Who reeditar sua discografia em vinil, uma tendência que está se disseminando na Europa. A caixa do quarteto britânico chega às lojas em 19 de novembro, com o nome “The Studio Albums”, com os 11 discos oficiais de estúdio lançados entre 1965 e 2006. A edição é luxuosa, com  14 vinis de 180 gramas – “Tommy”, “Quadrophenia” e “Endless Wire” são duplos.

As artes originais das capas foram reproduzidas, assim como os pôsteres que acompanhavam as edições originais de “The Who Sell Out” e “Face Dances”.

Uma falha do pacote é ignorar os fundamentais e indispensáveis álbuns “Live at Leeds”, ao vivo, e o duplo “The Kids Are Alright”, com diversas gravações de shows – e este contendo um encarte fantástico. Também está fora o curioso “Odds and Sods”, de 1974, uma coletânea de sobras de estúdio e versões alternativas de músicas lançadas anteriormente.

O tratamento dado ao trabalho é de primeira, com remasterização realizada nos estúdios Close to the Edge e Metropolis, na Inglaterra, por Jon Astley e Miles Showell. Astley é ex-cunhado do guitarrista Pete Townshend, com quem trabaloha na carreira solo e na engenharia de som dos álbuns do Who desde os anos 70. Não bastasse isso, ocasionamente acompanha o guitarrista nos teclados em apresentações acústicas.

 Nota no site oficial da banda informa que o trabalho de masterização a cargo de Astley e Showell terá o cuidado de preservar as nuances da produção de cada um dos álbuns, especialmente aqueles em que o produtor/engenheiro de som foi Glyn Johns, um dos maiores mestres da mixagem e masterização do rock. Essa era uma das preocupações de diversos fãs em fóruns de internet.

Estão no pacote  “The Studio Albums” os álbuns “My Generation” (1965), “A Quick One” (1966), “The Who Sell Out” (1967), “Tommy” (duplo, 1969), “Who’s Next” (1971), “Quadrophenia” (duplo, 1973), “The Who by Numbers” (1975), “Who Are You” (1978), “Face Dances” (1981), “It’s Hard” (1982) e “Endless Wire” (duplo, 2006).

Outra novidade sobre a banda: novembro de 2012 foi oficialmente rebatizado “Whovember” (N.T. Junção de November, novembro em inglês, com o nome do grupo), segundo a página oficial no Facebook. No dia 19 será colocado à venda compacto em vinil da apresentação no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres.

O áudio sóestava disponível no álbum da trilha sonora oficial para a cerimônia, “Music For The Closing Ceremony Of The London 2012 Olympic Games” e estará acompanhado da música antiga “Early Morning Cold Taxi”. os formatos: download e em vinil azul. A edição em vinil será limitada a 1.000 cópias e disponível exclusivamente através uvinyl.co.uk.

Imagem

Mais conteúdo sobre:

The Who