PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Resenhas de espetáculos, livros e novidades do palco

A máscara sob a razão e a voz que esculpe o corpo de 'Blanche'

As palavras ditas são motivo de guerra. A escravidão que podem proporcionar se instaura no exato instante em que são pronunciadas. Faz parte da natureza desse arranjo e rearranjo de códigos atrelar-se como rédeas o emissor. Com a outra ponta da algema livre, fica a chance de entrelaçamento com o futuro interlocutor.

Por Leandro Nunes
Atualização:

A incursão de Antunes Filho por Um Bonde Chamado Desejo cumpre a intenção de ultrapassar grandes obras por outras trilhas não casuais e provocá-las por outras direções. Dessa vez foi com o texto de de Tennessee Williams, antes, pela primeira vez com Nova Velha História, em 1991.

Conhecida como fonemol, a idioma imaginário do Centro de Pesquisa Teatral passa a vigorar como língua oficial na montagem. Com a suspensão da língua portuguesa, seus efeitos são logo percebidos na superfície da cena. As palavras aparentemente desconexas retribuem paralisando o entendimento pelo viés da nossa língua comum.

A máscara performática de Marcos de Andrade Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Graças à complexidade que possui um idioma, suas origens e subjetividades, o fonemol destranca diversas (co)narrativas que se antecipam não para preencher lacunas, mas para recombiná-las, ressaltadas nas especificidades no tom de voz, no ritmo da fala e na expressão corporal dos atores. Aqui, o intérprete comprova seu lugar primordial no teatro e é no trio composto por Marcos de Andrade (Blanche), Andressa Cabral (Stella) e Felipe Hofstatter (Stanley) que todas essas sutilezas da linguagem espraiam com fluidez.

LEIA MAIS: Antunes Filho dirige a peça 'Blanche', falada em língua imaginária

Assim, os diálogos ininteligíveis que surgem cobrem como máscara o rosto da razão, da fala normativa, para esculpir ideias com delicadeza nos corpos dos atores. Andrade e Andressa calçam com naturalidade essa voz singular e efetivam um corpomídia inflamado de discursos gestuais. Ele num patamar distinto, ao encarnar uma personagem feminina, acrescenta sobre si uma nova máscara performativa, no qual media a delicadeza da irmã de Stella e contenção dramática.

Publicidade

Na plateia, essa gestualidade ativa sinais visuais que indicam, como placas, outras trilhas de compreensão. Não se faz necessário conhecer detalhes da obra de Williams, pelo contrário, vale a experiência, ainda que a produção ofereça uma ligeira sinopse das cenas que estão por vir. A corporeidade, enfim, se cola à função de subtexto ou mesmo legenda de um filme. Corpos-letra.

Felipe Hofstatter e Andressa Cabral: o corpo que fala Foto: Estadão

Talvez menos dramática, em comparação com a obra original, 'Blanche' se apresenta dissecada, com direito às emoções deslocadas, risos e reações que aparecem como efeito colateral dado o procedimento. Ainda assim, o não interesse em adaptar, concretiza-se em um bem-sucedido exercício de construção e emissão de sentido. O próprio Antunes, coloca o espectador na função de DJ, que pode mixar e remixar livremente a narrativa a seu gosto. Se esse engajamento resultar em diversas músicas diferentes, é certo de ninguém sairá indiferente.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.