PUBLICIDADE

Os 50 melhores discos feitos em 2015

Ano foi cheio de boas novidades, como Tobias Jesso Jr. e The Arcs, mas também marcou o retorno de grandes nomes, entre eles Iron Maiden e Wilco

Por Alexandre Ferraz Bazzan
Atualização:

A revista Rolling Stone dos EUA vem fazendo listas há bastante tempo e elas são sempre boas para conhecer artistas que você nunca ouviu falar e aprender com eles, sem contar que são sempre boas conversas de bar. A mais recente é a dos 100 maiores compositores de TODOS OS TEMPOS. Pequenas heresias, como colocar U2 à frente de David Bowie e Patti Smith, fazem a gente ter vontade de pegar o rosto dessas pessoas e esfolar no asfalto quente de São Paulo, mas ignorar Cartola, Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, Serge Gainsbourg, Fela Kuti, Muddy Waters, Miles Davis e John Coltrane(isso para não entrar na música clássica) em uma lista com Taylor Swift e Billie Joe Armstrong é revoltante, é ultrajante... é de pensar que o pessoal por lá não saca nada de música.

PUBLICIDADE

Além desse fato, percebi que outros países fazem listas únicas para os melhores do ano. Alemanha e França colocam artistas locais competindo com gigantes mercadológicos como Justin Bieber e Florence + the Machine. Juntar bandas nacionais e internacionais foi a forma de valorizar os brasileiros em um ano tão fértil da nossa música. Também é o reconhecimento de que, por mais que os europeus e estadunidenses queiram convencer o mundo disso, não existem fronteiras. Especialmente na música.

A lista não tem grandes critérios definidos. São simplesmente álbuns(completos e inéditos (o ao vivo do Wesley Safadão infelizmente fica de fora), também não incluí singles e EPs por questão de formato) produzidos entre janeiro e dezembro. É possível que eu não tenha ouvido o seu artista preferido ou que tenha preferido outro que não ele. Paciência.

Confira a lista abaixo:

Leia mais:

Publicidade

10 artistas que mais faturaram com shows em 2015

'A interminável necessidade de ser' do Mundo Alto

Rock Rocket faz homenagem ao punk dos anos 1980 de SP

Elvis Depressedly e a crise dos 25 anos

As músicas mais atemporais de todos os tempos

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.