PUBLICIDADE

Chuck Berry, um gênio estúpido

O gênio do rock era famoso por distribuir socos, e nem sempre com algum bom motivo, entre os colegas guitarristas

Por Alexandre Ferraz Bazzan
Atualização:

Lou Reed e Bob Dylan maltrataram jornalistas, Guns n' Roses destruía quartos de hotel e o Van Hallen nunca aceitou que seu pote de M&M's tivesse uma balinha marrom, mas ninguém foi tão cruel quanto Chuck Berry. De Jerry Lee Lewis a Keith Richards, todos que cruzaram o caminho do precursor do rock n' roll relatam grosserias e até socos do guitarrista.

REUTERS/Ken Regan/Camera 5 Foto: Estadão

De todos esses gênios, o que mais sofreu com Chuck Berry foi definitivamente Richards. Ele foi expulso do palco em um show em 1972 em que ele trabalhava como guitarra de apoio, fazendo quase um favor. A relação dos dois é mostrada no documentário Chuck Berry: O Mito do Rock. Nos anos 1970 e 1980, o guitarrista, desconfiado de tudo e todos, não tinha banda. Era só ele, seu cadillac e a guitarra. O filme mostra um Bruce Springsteen jovem com mais equipamento e estrutura, enquanto Berry chega carregando o próprio instrumento.

PUBLICIDADE

No final, o esforço de Richards vira um bonito show, com vários convidados, e ele sempre em segundo plano. A relação dele com Berry sempre foi de idolatria e ele chegou a dizer que, toda vez que eles se encontravam, ele sempre saía machucado de alguma forma.

Com todos as grosserias, Keith deu uma das declarações mais bonitas neste sábado: "Uma das minhas maiores luzes se apagou". 

Nesta entrevista para Jimmy Fallon, Keith conta da vez em que levou um soco por ter encostado na guitarra de Chuck Berry.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.