Eventos e biografia celebram a obra da escritora Carolina Maria de Jesus
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Eventos e biografia celebram a obra da escritora Carolina Maria de Jesus

Apresentações nos Instituto Moreira Salles em São Paulo e no Rio coincidem com o lançamento de 'Carolina: Uma Biografia', publicada pela Editora Malê

Guilherme Sobota

14 Março 2018 | 10h35

A obra de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) passa nos últimos anos por uma revisão e um resgate histórico: neste aniversário de 104 do nascimento da escritora, eventos e uma nova biografia pretendem homenagear e esclarecer pontos da sua trajetória complexa e muito brasileira.

Nesta quarta-feira, 14, o IMS Paulista recebe a apresentação Retratos de Carolina, da Cia. Os Crespos, com participação do rapper Du’Gueto e da poeta Tula Pilar. Serão várias atividades, entre performances, intervenções artísticas no prédio e apresentações de trechos da peça Ensaios de Carolina, um espetáculo musicado que a companhia criou com base no livro Quarto de Despejo há 11 anos e vem reinterpretando recentemente.

CAROL S12  ARQ 08-04-1961  CADERNO2  OE  CAROLINA DE JESUS  CAROLINA MARIA DE JESUS, AUTORA DO LIVRO    QUARTO DE DESPEJO- DIARIO DE UMA FAVELADA    FOTO  ARQUIVO AE

Carolina Maria de Jesus, em 1961. Foto: Acervo Estadão

“Quando olhamos para a década de 1960 (quando o livro saiu) e ainda vemos questões muito atuais, isso faz com que a gente olhe para o discurso dela como algo que está acenando para a gente ainda, pedindo que seja revisto”, diz a cofundadora da Cia. Os Crespos, Lucélia Sérgio, que também responde pela curadoria do evento no IMS Paulista.

 

Para ela, o “redescobrimento” da obra de Carolina de Jesus é relacionado com o período em que o Brasil acolheu mais pessoas negras nas universidades. “Isso fez com que as pessoas pesquisassem a própria história”, diz.

“A Carolina tem algo que vai além do ‘muito interessante, escritora da favela’. A potência que traz nos seus livros e sua força da vontade a transformam em símbolo de esperança e luta pela modificação da realidade de pessoas negras, e especialmente das mulheres negras”, avalia.

O evento também promove leituras de Quarto de Despejo e reproduções das canções do LP de Carolina de Jesus, gravado em 1961, que integra o acervo do IMS (veja o serviço completo abaixo).

Biografia

A Editora Malê lança, na quinta-feira, 15, o livro Carolina: Uma Biografia, do jornalista e crítico literário Tom Farias, em São Paulo. O evento ocorre às 18h, na Casa das Rosas. O autor participa de bate-papo sobre a vida e a obra da biografada.

No Rio de Janeiro, o lançamento será no dia 20 de março, na Livraria da Travessa, em Ipanema, a partir das 19 horas.

Segundo comunicado da editora, a biografia apresenta a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude até sua chegada a São Paulo. Ela teve um momento de ascensão no mercado editorial ainda em vida, mas dificuldades com as editoras e barreiras sociais e discriminatórias permaneceram até o fim de sua vida.

IMS Rio

Na próxima quarta-feira, 21, o IMS Rio organiza um evento em homenagem à escritora. Quarto de Despejo: Uma Leitura Musicada traz o ator Wilson Rabelo e a violonista Mariana Bernardes, sob direção de Bruno Lara Resende e Ana Carina. A apresentação tem entrada gratuita (veja o serviço completo abaixo).

Carolina de Jesus

Nascida em Sacramento (MG), Carolina viveu parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, onde sustentou sozinha os seus três filhos, trabalhando como catadora de lixo.

Em 1960, publicou Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Após o lançamento, a obra teve mais três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos e tradução para 15 idiomas. Publicou ainda o romance Pedaços de fome e o livro Provérbios, ambos em 1963.

O acervo da escritora chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006: são dois cadernos manuscritos – Um Brasil para os Brasileiros: Contos e Poemas, e outra coletânea do mesmo gênero, sem título – além de um LP gravado em 1961.

IMS Paulista
Retratos de Carolina
14 de março
Quarta-feira
1a entrada – 16h (30’) – Performance, música e vídeo
2a entrada – 18h (20’) – Performance, música e vídeo
3a entrada – 20h (50’) – Apresentação teatral Ensaios sobre Carolina com participação especial do rapper Du’Gueto e da poeta Tula Pilar

Praça
Entrada gratuita

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo
Tel.: 11 2842-9120
imspaulista@ims.com.br

IMS Rio
Quarto de despejo: uma leitura musicada
21 de março
Quarta-feira, às 16h, no auditório.
Entrada gratuita, com distribuição de senhas às 15h30.

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400