Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Vida e obra de Edgar Allan Poe se misturam em coletânea da Darkside

E ainda na coluna: Elena Ferrante em fevereiro, Anne Tyler na Planeta, Helen Macdonald, Confúcio, domínio público e mais

PUBLICIDADE

Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Maria Fernanda Rodrigues
Atualização:

CONTOVida e obra de Poe se misturam em coletânea da Darkside

PUBLICIDADE

ROMANCE - 1A volta das amigasA História de um Novo Nome, segundo título da tetralogia da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante, chega às livrarias em fevereiro pelo selo Biblioteca Azul, da Globo. Agora, as personagens de A Amiga Genial, o primeiro, já estão com seus 20 e poucos anos.

ROMANCE - 2Doce larO Carretel de Linha Azul é o 20.º romance da americana Anne Tyler (de O Turista Acidental e Lições de Vida, Pulitzer de 1989). Previsto pela Planeta para este ano, ele acompanha três gerações de uma família de Baltimore - os eventos, segredos, conflitos e sentimentos.

NÃO FICÇÃO - 1O lugar da dor Vencedor do Prêmio Costa de biografia, F de Falcão é o relato pessoal da inglesa Helen Macdonald sobre o adestramento de um gavião como forma de elaborar o luto pela morte do pai. A obra é um dos destaques da programação da Intrínseca. * O outro é a ficção A Brief History of Seven Killings, de Marlon James, vencedor do Man Booker Prize.

NÃO FICÇÃO - 2Tempos extremos Primeiro, As Lições do Mestre foi lançado em e-book. Agora, em janeiro, a Geração Editorial apresenta esta seleção de ensinamentos de Confúcio (551 - 479 a. C.) em edição impressa.

Publicidade

DIREITOSDomínio público Entre as pessoas que terão obras em domínio público a partir deste ano estão Adolf Hitler (e a reedição de Minha Luta está dando o que falar no mundo todo) e Mussolini (ele tem uma autobiografia), e também Mário de Andrade, Robert Desnos e Paul Valéry. Há controvérsias com relação ao Diário de Anne Frank - ela morreu em 1945, portanto, poderia cair em domínio púbico, mas quem publicou a obra foi seu pai, morto em 1980.

JUVENIL'Mensagem para Você' É mais ou menos como a comédia romântica com Meg Ryan e Tom Hanks, mas em livro e para adolescentes. Bailey e Alex se conhecem num fórum online sobre filmes antigos e vão se aproximando virtualmente. Então a garota se muda para a cidade do menino e deixa o primeiro encontro nas mãos do destino. Eles se conhecem, implicam, se apaixonam - tudo sem saber a real identidade um do outro. * Inédito internacionalmente, Alex, Approximately, de Jenn Bennett, sairá pela V&R em 2017. Antes, ainda em 2016, a editora lança The Anatomical Shape of a Heart, da mesma autora, e também sobre a descoberta e as surpresas do amor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.