Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Shakespeare será tema de casa na Flip nos 400 anos de sua morte

E mais na Babel de 26/3: Ignácio de Loyola Brandão celebra 80 anos com novo livro de crônicas, fotopinturas em livros de Titus Riedl, Mallarmé em Braille, etc.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

HOMENAGEMShakespeare será lembrado na Flip nos 400 anos de sua morte

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

No dia 23 de abril, completam-se 400 anos da morte de William Shakespeare. A data será lembrada ao redor do mundo por pesquisadores e leitores. Mas o British Council quer mais - e, com uma série de atividades artísticas e educativas, pretende mostrar que o bardo continua vivo e atual e apresentá-lo às novas gerações. Trata-se do projeto Shakespeare Lives, que pretende atingir meio bilhão de pessoas no mundo e terá dois momentos especiais no Brasil. Durante a Festa Literária Internacional de Paraty, de 29/6 a 3/7, uma casa será montada no Centro Histórico para lembrar o autor. Ainda não foram confirmados debates na programação oficial. Fora isso, ele será celebrado na British House, no Rio, durante a Olimpíada.

CLÁSSICOTributo aos deuses Por falar em Olimpíada, a Areté (Centro de Estudos Helênicos) e a Universidade Federal de São Paulo promovem, nos dias 2/4, 7/5, 4 e 18/6, o simpósio Celebração dos Jogos Olímpicos na Antiguidade. As poesias de Píndaro, Ilíada, de Homero, e Eneida, de Virgilio, são algumas das obras em análise. Os encontros são gratuitos e independentes.

ROMANCEDitadura no BrasilDepois da Rua Tutoia, romance do jornalista Eduardo Reina, feito após ampla pesquisa histórica, é centrado no sequestro de bebês de militantes políticos durante a ditadura militar. Sai em abril, pela 11 Editora.

CRÔNICAPara o aniversário

Publicidade

 Foto: Estadão

Ignácio de Loyola Brandão faz 80 anos no dia 31 de julho. "Nada de festejos, apenas um livro a mais, com uma coisa que gosto muito de fazer, a crônica." Se For Para Chorar Que Seja de Alegria, com 41 crônicas escritas para o Caderno 2 e para a Tribuna de Araraquara, será lançado pela Global no início de agosto. Nos textos, ele aborda pequenos enigmas da vida cotidiana, cenas surreais como a de dois jovens carregando um esqueleto pela rua, de madrugada.

POESIASensorial-musical Um projeto de tradução de poesia para Braille mobiliza dois professores e duas alunas da UNB: Eclair Antonio Almeida Filho, Augusto Rodrigues da Silva Jr., Carolina Dias Pinheiro e Josina Nunes Magalhães Roncisvalle. O primeiro "experimento poético-musical-sensorial" será com Um Lance de Dados, de Mallarmé. O livro sairá pela Sol Negro no segundo semestre.

FICÇÃOJunto com o filme Romance adaptado de HQ, A Morte do Capitão América sairá pela Novo Século em abril, quando chega aos cinemas Capitão América: Guerra Civil.

FOTORetoque vintage

 Foto: Estadão

O pesquisador e sociólogo alemão Titus Riedl, que vive no Crato (Ceará), reuniu 5 mil fotopinturas - fotos de famílias em PB retocadas para ficarem coloridas - e mostra 58 delas no livro Estes Outros - Fotopinturas da Coleção Titus Riedl, que a Terra Virgem Edições lança em abril, com exposição. Trata-se do 6.º volume da coleção Fotógrafos Viajantes, em formato compacto e capa dura.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.