PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Prêmio vai reconhecer melhor thriller sem violência contra mulher

Nos livros inscritos no Staunch Book Prize, nenhuma mulher vai apanhar, ser perseguida, explorada sexualmente, estuprada ou assassinada

Por
Atualização:

A escritora e roteirista britânica Bridget Lawless acaba de criar um prêmio literário para reconhecer os melhores thrillers e a única regra do Staunch Book Prize é que nenhuma mulher na história vai apanhar, ser perseguida, explorada sexualmente, estuprada ou assassinada.

Adaptação de 'Os Homens Que Não Amavam as Mulheres', de Stieg Larsson, para o cinema Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Podem participar escritores e escritoras e o trabalho deve ser inscrito em inglês - traduções são aceitas. O livro pode ter sido publicado até 18 meses antes do encerramento das inscrições, no dia 15 de julho - elas começam no dia 22 de fevereiro.

O prêmio, de £2 mil, será pago pela própria idealizadora da iniciativa ao vencedor que será anunciado em 25 de novembro.

Em entrevista ao Guardian, Lawless disse: "Há tantos livros em que as mulheres são estupradas ou assassinadas para que um investigador ou herói possa exibir sua habilidade... Isso tudo é para que autores criem histórias que não precisem se apoiar em violência sexual. Não há outra história além dessa?"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.