Obra pouco conhecida de Jules Verne será publicada no País
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Obra pouco conhecida de Jules Verne será publicada no País

E mais na coluna Babel: 'Crônicas do Golpe', Sam Shepard, Yaa Gyasi, editoras independentes na Flip e contos sobre a Turma da Mônica

Maria Fernanda Rodrigues

10 Junho 2017 | 06h30

CLÁSSICO
Obra pouco conhecida de Jules Verne será publicada no País

jules verne

Livro pouco conhecido de Jules Verne (1828-1905), O Testamento do Excêntrico será publicado pela Carambaia em agosto. De 1899 e um dos últimos títulos publicados pelo autor de A Volta ao Mundo em 80 Dias, obra apresenta os Estados Unidos como um jogo de tabuleiro. Um milionário excêntrico e solitário de Chicago decide deixar toda a sua herança para o vencedor de um jogo disputado por sete concorrentes. De trem, a pé ou a cavalo, de barco ou de bicicleta, os participantes percorrem o país inteiro, pulando de casa em casa, ou de estado ou estado, enquanto Verne descreve paisagens e dá informações sobre as cidades e regiões visitadas pelos jogadores, fazendo um verdadeiro retrato dos EUA de seu tempo e influenciando autores como Julio Cortázar e Georges Pérec.

POLÍTICA
Dilma e o impeachment
Crônicas do Golpe, coletânea de artigos de Felipe Pena sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a crise política do País desde a sua eleição, será lançado pela Record em 31 de agosto, um ano após a perda do mandato da petista.


FICÇÃO – 1
Solidão e identidade
Primeira ficção de fôlego do dramaturgo Sam Shepard, The One Inside deve sair pela Estação Liberdade em outubro. Obra retrata um “solitário que não quer ser solitário”, como escreve Patti Smith no prefácio, e fala sobre memória, morte e vida.

FICÇÃO – 2
Ecos da escravidão

Yaa Gyasi

(Crédito: Michael Lionstar)

O Caminho da Casa, festejada estreia de Yaa Gyasi (acima), é mais um título da boa safra de livros de autores de origem africana chegando às livrarias brasileiras. Nascida em Gana e criada nos EUA, ela conta a história de duas meias-irmãs que não se conhecem e das gerações seguintes dessa família separada pela escravidão. Tudo começa numa tribo africana no século 18 e segue até os Estados Unidos de hoje. Lançamento da Rocco deste mês.

FLIP
A casa é sua
As editoras independentes Nós, Edith, Demônio Negro e Hedra, todas com autores na programação principal desta que será a mais plural Flip (Scholastique Mukasonga, Carol Rodrigues, Luaty Brandão e Sjón), estarão juntas na casa Paratodos. O espaço, no centro histórico de Paraty, vai abrigar encontros e lançamentos – entre eles, de dois livros coeditados pela Nós e Edith: O Peso do Pássaro Morte, de Aline Bei, e São Bernardo Sitiada, de Paulo Júnior. Obras de estreia, elas foram as vencedores de concurso literário realizado por Marcelino Freire.

JUVENIL
Outras linguagens
Turma da Monica – Uma Viagem Inesperada é o resultado da primeira parceria entre a Nemo e Mauricio de Sousa. Conhecidas dos leitores jovens, Babi Dewet, Carol Christo, Pam Gonçalves e Melina Souza escreveram contos para Mônica, Magali, Denise e Marina. Livro sai na Bienal do Rio.

turma da mônica