Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Menos editoras na Feira de Frankfurt - e Brasil define lista de autores

Na Babel, os cinco autores escolhidos para representar o Brasil em Frankfurt, Museu da Língua Portuguesa flerta com Gregório de Matos, o fim do Casarão do Ipiranga e outras novidades literárias

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

FEIRAMenos editoras em Frankfurt - e Brasil define lista de autores

EXPOSIÇÃOPoeta menos infernal O poeta Gregório de Matos (1636 - 1696), o Boca do Inferno, deve ser o próximo escritor a ganhar uma exposição no Museu da Língua Portuguesa. A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura autorizou a IDB Brasil, organização social que administra o museu, a captar, até o fim do ano, R$ 1.546.675. * Para o título da mostra prevista para 2015, que ficará em cartaz por quatro meses, os organizadores escolheram o apelido menos conhecido e menos impactante do poeta: Gregório de Matos, o Boca de Brasa. Entre os desafios estão reproduzir o clima da época e, sobretudo, mostrar imagens do homenageado nascido há 378 anos - na foto abaixo, Waly Salomão no papel de Gregório na cinebiografia do poeta.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

PROJETOQuatro meses depois Termina no dia 2/11 o projeto É Logo Ali, no Casarão do Sesc Ipiranga. Sucesso, a Cozinha da Doidivana deve continuar em 2015, mas no próprio Sesc. Este ano, ainda provam a comida de Ivana Arruda Leite enquanto falam de seus livros Maria José Silveira (domingo), Índigo (12/10) e Michel Laub (26/10).

COLEÇÃORussos no box Editora 34 e Livraria Saraiva são parceiras no lançamento, em outubro, das caixas Dostoievski I (Duas Narrativas Fantásticas, Gente Pobre e Um Jogador), Dostoievski II (O Duplo, Niétotchka Niezvânova e Noites Brancas), Chekhov (A Dama do Cachorrinho, Minha Vida e Três Anos) e Tolstoi (Felicidade Conjugal, A Sonata a Kreutzer e A Morte de Ivan Ilitch), com preço mais em conta e venda exclusiva nas lojas da rede.

INFANTILHolandês Do escritor e ilustrador holandês Max Velthuijs (Prêmio Hans Christian Andersen), a Paz e Terra lança, no fim do mês, O Lenhador e a Pomba (acima). Foto: Estadão

PRÊMIOEscrever e resistir Na entrega do Prêmio Barco a Vapor, na terça, autores de livros infantis que durante a ditadura continuaram escrevendo sobre liberdade e outros temas serão lembrados e terão trechos de suas obras lidos.

Publicidade

EVENTOEm novembro A moçambicana Paulina Chiziane e o brasileiro Paulo Lins participam do Flink Sampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra).

AUTOAJUDAPrimeiro aqui A Sextante pediu e Allan Percy - de Nietzsche para Estressados e Oscar Wilde para Inquietos - topou escrever Shakespeare para Apaixonados. Sairá aqui em meados de outubro e depois ele poderá publicar onde quiser. A obra traz "72 doses de romantismo para aproveitar o amor a cada dia".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.