Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

João Anzanello Carrascoza volta com dois lançamentos

Por Guilherme Sobota e Ubiratan Brasil

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Março e abril serão meses bons para o escritor paulista João Anzanello Carrascoza: além de um box (Trilogia do Adeus) a ser lançado pela Alfaguara na semana que vem, o escritor também publica, em abril, Caixa de Brinquedos, coletânea de contos pela Edições SM. O livro, voltado aos mais jovens, trata da imaginação das crianças na superação de conflitos e na forma de se relacionar. Os textos mostram, entre outros personagens, um menino que recria o mundo no papel para iluminar a noite e outro que, na ausência das coisas esquecidas em casa, faz da praia sua caixa de brinquedos. Inserido na coleção Barco a Vapor, o livro tem ilustrações da paulistana Larissa Ribeiro (como a que ilustra esta coluna). Já a caixa lançada pela Alfaguara tem uma reedição (Caderno de Um Ausente) e dois livros inéditos: Menina Escrevendo Com Pai e A Pele da Terra, todos focados na narrativa familiar, característica do autor.

Livro voltado aos mais jovens Foto: Edições SM

PUBLICIDADE

EVENTOFlipoços Uma comitiva de escritores moçambicanos está de malas prontas para o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que está na 12.ª edição e neste ano ocorre entre os dias 29 de abril e 7 de maio.

* Estão confirmadas as presenças de Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane, Pedro Mbate, Lucílio Mantaje, Sangare Okapi e Dany Wambire. A vinda foi patrocinada pelas editoras Kapulana e Nandyala, além da Embaixada de Moçambique no Brasil e da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP). Entre outros, estão na programação Milton Hatoum, Thalita Rebouças e Katia Gerlach.

CLÁSSICOPotter A História de Pedro Coelho, clássico de Beatrix Potter (1866-1943), chega às livrarias em abril pela Edições Barbatana com tradução de Rosana Rios. O livro tem aquarelas em página inteira e a editora promete um formato pequeno para caber nas mãos das crianças.

JUVENTUDEPotencial Ainda no primeiro semestre, a Verus lança Inventei Você?, de Francesca Zappia, livro que aborda a esquizofrenia na juventude. A autora tem 24 anos - e, na época do lançamento, foi comparada a John Green (A Culpa É das Estrelas).

Publicidade

MILIONÁRIAAposta certa A norte-americana Kiera Cass passou da marca de 2 milhões de livros vendidos em cinco anos de presença no Brasil - correspondendo à expectativa da Companhia das Letras.

NEGÓCIOSFeira de Londres Começam a chegar as primeiras notícias da London Book Fair, que terminou na última quinta-feira, 16. O Grupo Planeta adquiriu os direitos mundiais de publicação do thriller Need to Know, da ex-agente da CIA Karen Cleveland. Esta é a primeira vez que o Grupo fará um lançamento simultâneo em todos os países em que se encontra presente (América Latina, Espanha, França, Itália e Portugal). A obra será publicada ainda este ano.

CIÊNCIALowen A Summus Editorial vai reeditar toda a obra de Alexander Lowen, o médico norte-americano criador da Bioenergética. Serão relançados dois a três livros por ano, com traduções revistas e novo projeto gráfico, e três inéditos em português.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.