PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Homenagem a Dante e ao 'Charlie' marca início da editora Nós

E mais na Babel: novos livros de Thiago de Mello e Hélio Pólvora, coletânea digital de crônicas de Sérgio Augusto; infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, etc.

Por
Atualização:

POESIACanção do exílio Thiago de Mello, recém-homenageado com o título de membro de honra da Academia de Letras da Romênia, lança, entre março e abril, pela Global, Acerto de Contas. São mais de 70 poemas escritos durante o exílio - só a última das cinco partes é mais recente e foi feita como uma espécie de balanço literário. Leia A Terra Traída abaixo:

PUBLICIDADE

Alma inflamada, minha pátria padece em suas artérias esgarçadas. A perda da ética, doença de contágio vertical, se alastra pelo sangue da nação desprotegida pela indiferença.

Pergunto por que nunca se mentiu tanto no Brasil? A verdade se encolhe, acanhada de mostrar a ferida do seu corpo.

A tal ponto esta terra traída se desfez dos anticorpos da vergonha, que não percebe os sinais de sua ruína, a queimadura já cobre a pele do sonho, estremece os esteios da esperança.

As mais belas virtudes humanas, enraizadas pelos séculos na alma da raça, valores mais poderosos do que leis, guardiãs da beleza do convívio

Publicidade

- delicadeza, bondade, respeito, retidão, decência, mão solidária sinceridade, ternura, respeito, solicitude, confiança -

todas ameaçadas de extinção, como certos pássaros da floresta.

A esperança está na flama que nunca se apaga no coração dos que perseveram.

******** Advertência: quando queimam a mata, enlouquecidos de pavor, os pássaros se esquecem dos seus cantos.

MEMÓRIALembranças do contistaTanques Cercavam o Catete, de Hélio Pólvora, sai pela Casarão do Verbo em abril. As histórias se passam no Rio e em São Paulo a partir dos anos 1950. Em maio, o autor é celebrado no Festival Nacional de Conto.

Publicidade

CRÔNICACinema no jornal Mais de 60 crônicas de Sérgio Augusto sobre cinema, publicadas no Estado, serão reunidas no e-book O Colecionador de Sombras, que a e-galáxia lança em abril. A organização é de Tiago Ferro e o prefácio de Paulo Roberto Pires.

ROMANCEMeio século no Irã Duas vezes banido no Irã - mas agora um best-seller lá -, O Livro do Destino será publicado aqui pela Bertrand em maio. A história da socióloga e psicóloga Parinoush Saniee acompanha uma mulher que vive, por 50 anos, as agruras impostas pela sociedade repressora de seu país.

ESTREIAVida na periferia O livro Capão Pecado, de Ferréz, inspirou o advogado Humberto Braga a escrever o romance autobiográfico Ai de Ti, Capão Redondo!, com lançamento em abril pela Ofício das Palavras. A obra narra um dia na vida de Joca, morador de rua que viveu o auge dos anos 60/70, teve banda de rock e foi hippie. Baiano, Braga chegou a SP pequeno e viveu na periferia.

BEST-SELLERO novo 'Banana' A V&R mandou imprimir nada menos que 400 mil exemplares de Caindo na Estrada, o 9.º volume da série Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, que sai em abril.

*******

Publicidade

Saio de férias hoje. Continue acompanhando a Babel no portal Estadão. Até a volta!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.