PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Fãs de 'A Culpa é das Estrelas' descobrem Anne Frank

Na coluna Babel, informações sobre o impacto que A Culpa é das Estrelas teve nas vendas de O Diário de Anne Frank, editoras independentes gaúchas vão à Feira do Livro de Frankfurt; Livraria da Vila vai abrir nova loja, Primavera dos Livros chega a Minas e Bahia, etc.

Por
Atualização:

JUVENIL Fãs de 'A Culpa é das Estrelas' descobrem Anne Frank

Anne Frank morreu em 1945, em campo de concentração nazista ( Foto: Museu Casa de Anne Frank)

PUBLICIDADE

Já aconteceu com Crepúsculo: os fãs da saga dos vampiros impulsionaram, no mundo todo, a venda de O Morro dos Ventos Uivantes, clássico de 1847 de Emily Brontë - era o livro preferido de Bella, a protagonista. E está acontecendo agora com A Culpa é das Estrelas. Depois da estreia do filme baseado no best-seller de John Green, as vendas de O Diário de Anne Frank, de 1947, dobraram. Isso porque na história, o casal visita a casa da menina que registrou sua rotina diante os horrores do holocausto. Segundo a Nielsen, na semana anterior à estreia foram vendidos 450 exemplares. Na semana da estreia, 900. O grupo Record diz que só este ano imprimiu 50 mil exemplares. Para marcar a 40.ª edição, lançará, no Natal, versão em capa dura da obra que vendeu 265 mil em seu formato tradicional e 130 mil em pocket desde que foi lançada aqui.

FEIRAGaúchos em Frankfurt A Dublinense participou duas vezes da Feira do Livro de Frankfurt - em 2012 como convidada de um programa desenvolvido pela feira para apoiar editoras independentes e depois com estande. Ela volta este ano, mas terá companhia de outras quatro editoras: Arquipélago, Belas-Letras, Edipucrs e Libretos. * O espaço é apertado - 12 m² - mas é uma conquista importante. O estande foi viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, do Rio Grande do Sul, e estarão representadas, ainda, a produção do Instituto Estadual do Livro, a Associação Gaúcha de Escritores e o Clube dos Editores.

EDITALAgora vai? Depois da polêmica envolvendo o cancelamento - após o anúncio dos vencedores - do Prêmio Viva Leitura no ano passado, o Ministério da Cultura prevê para setembro o lançamento de novo edital. A premiação foi criada para reconhecer boas iniciativas de escolas, bibliotecas e ONG's na área de leitura.

DIGITALUm app para Machado Será lançado em 30/9, com mostra no Museu de Arte do Rio, um aplicativo com mais de 100 pontos da cidade que se relacionam com a vida ou obra de Machado de Assis. Ele é parte do projeto O Rio de Machado - que já tem página no Facebook.

Publicidade

REEDIÇÃO - 1O primeiro de BartôAs Patas da Vaca deve ser o primeiro livro de Bartolomeu Campos de Queirós (1944- 2012) a ser relançado pela Global. Esta semana a editora anunciou que passa a deter os direitos de toda a obra dele.

REEDIÇÃO - 2Dicionário incomumO Pai dos Burros, de Humberto Werneck, ganha novos 900 lugares-comuns e frases feitas como "o país acordou" e "bombar nas redes sociais" em sua segunda edição - a ser lançada pela Arquipélago no fim do mês.

RESISTÊNCIA - 1Vila em Guarulhos Numa época em que o mercado editorial está apreensivo com o início da venda de livros físicos por parte da Amazon- anunciada na quinta-feira -, a Livraria da Vila se prepara para inaugurar uma loja de cerca de 700 m² no Shopping Maia, em Guarulhos.

RESISTÊNCIA - 2Outras primaveras A Liga Brasileira de Editores promove a Primavera dos Livros no Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Na sequência, as editoras independentes vão a Belo Horizonte. A feira, lá, será entre 5 e 9 de novembro. E em janeiro estarão em Salvador.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.