Boitempo vai lançar segundo livro de Angela Davis no Brasil
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Boitempo vai lançar segundo livro de Angela Davis no Brasil

blogs

29 Abril 2017 | 03h00

Por Guilherme Sobota

A Boitempo se prepara para lançar o segundo título da filósofa norte-americana Angela Davis no Brasil, Mulheres, Cultura e Política. O livro é uma compilação de discursos e artigos na qual a ativista faz um balanço de sua luta progressista.

Com dados históricos e estatísticas, ela aponta como o governo Reagan nos EUA operou para enfraquecer grupos sociais como a classe trabalhadora e a população negra, e também reflete sobre movimentos sociais e a função da educação na resistência social. O livro sai em junho.

No mês seguinte, a editora publica A Nova Segregação: Racismo e Encarceramento em Massa, de Michelle Alexander – a jurista aparece no documentário A 13ª Emenda. O livro de 2010 desafiava as políticas de Obama para o sistema carcerário e vendeu mais de 600 mil exemplares.

Na mesma época, a Boitempo lança ainda Fluxos em Cadeia: As Prisões em São Paulo na Virada dos Tempos, do sociólogo Rafael Godoi, em que ele analisa o funcionamento do sistema penitenciário paulista.

Activist Angela Davis arrives for the gala presentation of the film

Angela Davis, em 2012. Foto: REUTERS/Mark Blinch

*

PRÊMIO

Oceanos internacional

O Prêmio Oceanos, que encerra suas inscrições no domingo, 30, atingiu uma marca inédita: 44 editoras estrangeiras inscreveram 146 títulos – são livros de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e do Quênia. No total, já são 770 obras concorrendo nas categorias romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia. O Oceanos é entregue pelo Itaú Cultural.

HOLLYWOOD

Cara

A Intrínseca comprou os direitos de Mirror, Mirror, o primeiro livro da jovem supermodelo e atriz Cara Delevingne (foto). O romance, que está na seção Young Adult, conta a história de um grupo de quatro jovens isolados no colégio que acabam formando uma banda. Identidade adolescente, sexualidade e redes sociais são discussões do livro, ainda sem data de publicação.

Model Cara Delevingne poses at the Glamour Women of the Year Awards in Los Angeles, California U.S., November 14, 2016. REUTERS/Mario Anzuoni

Cara Delevingne. Foto: REUTERS/Mario Anzuoni

NEGÓCIOS

Bogotá

Cinco editoras foram convidadas pelo Brazilian Publishers (CBL e Apex-Brasil) para participar da Jornada Profissional da Feira Internacional do Livro de Bogotá, entre os dias 2 e 4 de maio. São elas Aletria, Cria Editora, Edições Sesi-Senai, Editora Melhoramentos e Mauricio de Sousa. A jornada reúne 100 profissionais de 10 países.

EUA

Silva

A HarperCollins Brasil lança agora em maio o novo livro do autor norte-americano Daniel Silva – filho de pais açorianos. A Viúva Negra, um thriller, imagina um ataque do Estado Islâmico na Europa – ele quase desistiu da história quando dos ataques em Paris no fim de 2015.

GLOBAIS

Viagem

Os globais Max Fercondini e Amanda Richter preparam o livro América do Sul Sobre Rodas, relato da experiência dos dois pelo continente. Sai pela Novo Conceito neste semestre.

LANÇAMENTO

Americanistas

Na próxima quarta, 3, às 17h30, o Instituto de Relações Internacionais da USP recebe o lançamento da Revista USP 122, dossiê americanista, com debate.