PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Romance de José Luiz Passos traça panorama de 120 anos de democracia - de Floriano Peixoto a Dilma Rousseff

E mais na coluna de 3/9: Novos títulos na coleção 'Filosofias' e a estreia da coleção 'Estéticas', a nova casa editorial de Odilon Moraes, os mais vendidos da Bienal, uma semana para Caio F., Skoob e Submarino, etc.

Por
Atualização:

FICÇÃOObra de José Luiz Passos traça panorama da nossa democracia

( Foto: Fernanda Fiamoncini/Divulgação)

PUBLICIDADE

Vem livro novo do pernambucano José Luiz Passos, Prêmio Portugal Telecom de 2013, por aí. O Marechal de Costas (Alfaguara) retrata a história da ascensão de Floriano Peixoto ao impeachment de Dilma Rousseff, numa espécie de panorama da nossa democracia nos últimos 120 anos. Professor de literatura brasileira da Ucla, Passos conta que reescreveu o fim do romance esta semana para incluir trechos do discurso de Dilma. O autor vem ao Brasil para o lançamento em SP (7/11), Rio (10/11) e Recife (17/11). Na mesma época, sai o e-book atualizado (a versão impressa, só em 2017) de Nosso Grão Mais Fino (2009), seu primeiro romance, e uma edição de 50 exemplares numerados e com capas pintadas à mão, com três contos, pela Mariposa Cartonera. Novidade, também, para O Sonâmbulo Amador, livro premiado de Passos que já saiu na Espanha. Seus direitos acabam de ser vendidos para a Noruega.

NÃO FICÇÃOIdeologia, ética e estética A WMF Martins Fontes lança, em 2017, dois títulos da Coleção Filosofias - Prazer de Pensar. São eles: Ideologia, de Soraya Nour, e Ética, de Joel Gracioso. * Já a Relicário apresenta, este mês, a Coleção Estéticas, com traduções de livros de estética/filosofia da arte e áreas afins. Na estreia, Serenidade, Presença e Poesia, de Hans Ulrich Gumbrecht, e Música Ficta, de Philippe Lacoue-Labarthe.

POESIAPara ler e ouvir Daniel Perroni Ratto autografa seu 4.º livro de poemas, VoZmecê (Patuá), no dia 24, na Patuscada, com leitura por convidados.

INFANTILNa Jujuba

Publicidade

 Foto: Estadão

Com o fechamento da Cosac Naify, Odilon Moraes está levando suas obras autorais, as que assina como escritor e ilustrador, para a Jujuba. Procurado por grandes editoras, o autor de Pedro e a Lua (2004) e A Princesinha Medrosa (2002), entre outros, optou por uma casa menor, mais especializada, pela possibilidade da proximidade entre autor e editor. * A partir do primeiro semestre de 2017, seus livros sairão de par em par - uma reedição e um inédito. Os primeiros serão Pedro e a Lua e Olavo (ilustração acima).

ROMANCEDescoberta O escritor argentino Alberto Manguel (1948) está encantado com Raduan Nassar. Ele disse que não esperava, a essa altura do campeonato, descobrir uma obra tão impactante e está indicando o autor para seus amigos.

EVENTOCaio Mon Amour Caio Fernando Abreu nasceu num 12 de setembro. Para homenageá-lo, o Museu da Diversidade, Teatro Sérgio Cardoso e MIS realizam, a partir de 11/9, a Semana Caio Mon Amour, com filmes, peças e mostra de fotos.

BIENALOs mais vendidos Até ontem, 2, o livro mais vendido no estande da Companhia das Letras na Bienal era Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, que participou da feira na primeiro fim de semana. Na Record, Princesa das Águas, de Paula Pimenta. Na Sextante, O Coração da Esfinge, da Colleen Houck. E na Zahar, pelo segundo ano seguido, Alice no País das Maravilhas de bolso.

REDE SOCIALUm passo adiante Corre a notícia de que o Skoob, rede social para leitores com 3,5 mi de usuários, teria sido vendido para a Submarino, mas os fundadores não confirmam. Há, no entanto, conversas, eles dizem.

Publicidade

 

Leia também:

Neil Gaiman fala sobre 'Alerta de Risco', o fazer literário e o poder da literaturaAmazon e Nova Fronteira criam prêmio literário

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.