Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Pesquisa analisa dois séculos de mercado editorial no Brasil

A Babel publicada no Caderno 2 de 17 de maio traz informações sobre a pesquisa que será apresentada na quarta-feira com uma análise histórica do crescimento da indústria editorial de livros, um novo selo para literatura da periferia, a expectativa de negócios da Feira do Livro de Bolonha, a vinda de Hans Ulrich Gumbrecht à Bienal do Livro de São Paulo e mais.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

HISTÓRIAPesquisa analisa dois séculos de mercado editorial no Brasil Um amplo estudo sobre o mercado editorial brasileiro - de 1808 a 2012 -, com a análise histórica de seu desenvolvimento, concluiu que ainda dá para crescer, mas desde que alguns nós sejam desatados. Por exemplo, não existe um sistema integrado de comunicação entre editoras, livrarias e distribuidoras, o que gera falhas. Se, por um lado, a diversidade ajudou no crescimento, por outro a multiplicação de selos para abarcar uma variedade de títulos pode dispersar o foco, aumentar a competição interna nas editoras e danificar sua imagem perante autores e livreiros. A falta de conhecimento sobre o que se lança também é fato e atrapalha. No passado, os desafios eram a influência cultural estrangeira, a censura do governo, os impostos sobre o livro e papel de impressão, a taxa de câmbio e a alta inflação. O estudo, feito por Leonardo Bastos da Fonseca e pelo Centro de Pesquisa em Estratégia, Crescimento Corporativo e Mudança Organizacional da Universidade Federal do Rio com base em entrevistas, pesquisas bibliográficas e no Acervo Estado (de 1875 a 2012), foi patrocinado pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros e será apresentado na quarta, no Rio.

PUBLICIDADE

FEIRADepois da homenagem Se confirmadas as expectativas dos editores, a ida à Feira do Livro Infantil de Bolonha em março renderá ao mercado editorial brasileiro algo em torno dos US$ 573 mil em venda de direitos e exportação de livros. No ano passado, esse número era US$ 273 mil. * Com a homenagem da feira este ano, o projeto Brazilian Publishers levou 39 editoras - 22 a mais do que em 2013.

INTERNACIONAL'Comédia' em Portugal A Comédia Mundana - Três Novelas Sacanas, de Luiz Biajoni, será publicado em Portugal pela Chiado em julho.

DIREITOSBoitempo portenha Dois livros editados pela Boitempo estão a caminho das livrarias argentinas. Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina, de Carlos Eduardo Martins, sairá pela Ediciones Luxemburg, e Estado e Forma Política, de Alysson Leandro Mascaro, pela Prometeus.

EVENTOParaty, ou Saint-Malo A Record reclamou, mais uma vez, porque a Flip não chamou seus ficcionistas brasileiros para a festa. Mas conseguiu emplacar quatro nomes no festival Étonnants Voyageurs, de Saint-Malo, na França, em junho: João Almino, Raimundo Carrero, Marcelino Freire e Ana Paula Maia.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.