PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: Obra de Rubem Braga vai para a Global

E mais na coluna Babel de 17/2: João Antônio em maio, Julian Barnes em junho e Murakami mês que vem; Manoel de Barros para crianças e literatura russa

Por
Atualização:

NACIONAL - 1Obra de Rubem Braga vai para a editora Global

Várias reedições de Rubem Braga estão previstas para 2018 ( Foto: Celio Jr./Estadão)

PUBLICIDADE

Até agora, a obra de Rubem Braga (1913-1990) era encontrada nos catálogos das editoras do Grupo Record, da Autêntica e da Global. Depois de uma longa negociação, a Global, casa de grandes autores como Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre e Cora Coralina, entre outros brasileiros clássicos e contemporâneos, passa ser a editora exclusiva também do cronista capixaba. Dele, ela já publicou Coisas Simples do Cotidiano (2013), Crônicas do Espírito Santo (2015), O Poeta e Outras Crônicas de Literatura e Vida (2017), coletânea de crônicas inéditas em livro sobre seus amigos literatos, e Dois Pinheiros e o Mar, antologia de textos também inéditos sobre meio ambiente. A coordenação editorial será de André Seffrin e os primeiros lançamentos serão Recado de Primavera, Ai de ti, Copacabana e O Conde e o Passarinho. Para este ano, ainda estão previstos Morro do Isolamento, O Homem Rouco, A Borboleta Amarela, Um Pé de Milho e 100 Crônicas Escolhidas.

 

NACIONAL - 2 E também para crianças A Global prevê, ainda, novas edições dos infantojuvenis O Menino e o Tuim e Carta a El Rey Dom Manuel - Versão Moderna de Rubem Braga, ambos publicados pelo Grupo Record.

NACIONAL - 3 Contos de João Antônio Obra de estreia de João Antônio (1937-1996), Malagueta, Perus e Bacanaço, lançada em 1963 e sem uma nova edição desde o fim da Cosac Naify, que a tinha relançado em meados anos 2000, sai pela 34 em maio. Outros livros dele estão na programação da editora, que abriga os arquivos do jornalista e escritor que narrou o mundo dos vadios, golpistas, jogadores de sinuca, cafetões e prostitutas.

INFANTIL Passarinhos pantaneiros

Publicidade

 Foto: Estadão

Cantigas Por um Passarinho à Toa (2003) volta às livrarias em março pela Companhia das Letrinhas sem o conhecido traço de Martha Barros, responsável por ilustrar, durante muitos anos, as obras do pai. Agora, os poemas de Manoel de Barros (1916-2014) para crianças ganharam ilustrações de Kammal João.

+++ Com 'Chão de Peixes', Lúcia Hiratsuka volta à infância - esse tempo de espanto e brincadeira

TEATRO Guerras e revoluções Uma das peças de teatro preferidas de Stalin, a qual ele teria visto mais de uma dezena de vezes, e que, por isso, sabia de cor as falas, Os Dias dos Turbin, de Mikhai Bulgákov, será editada em livro pela Carambaia no fim do ano. A tradução é de Irineu Franco Perpétuo - tradutor, também, de O Mestre e Margarida, lançado pela 34 em 2017. * A peça estreou em 1926 e fala da Guerra Civil que se seguiu à Revolução Russa, retratada do ponto de vista dos Brancos, os opositores dos bolcheviques. * Essa tradução teve uma leitura no ciclo 7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores, no Sesc Consolação, em 2017 - no centenário da Revolução Russa.

FICÇÃO Barnes e Murakami O novo romance de Julian Barnes chega às livrarias em junho pela Rocco. Em Uma História Única, o escritor britânico, recluso desde a morte da mulher, tenta responder a questão: "Você acharia melhor amar mais e sofrer mais, ou amar menos e sofrer menos?". No livro, Paul, aos 19, não sabe que o primeiro amor tem consequências para a vida toda. À medida que amadurece, descobre que as demandas do amor tornam-se infinitamente maiores. * Em março, a Alfaguara lança O Elefante Desaparece do japonês Haruki Murakami. São 17 contos da década de 1980 e início de 1990, publicados em veículos diversos e lançados em livros só mais tarde - aqui, só agora.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.