PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Babel: 'Nevermind', do Nirvana, inspira coletânea de contos de autores brasileiros

E ainda na coluna de 6/8: Financiamento coletivo para edição de obra sobre David Bowie escrita por Neil Gaiman, William Gibson e outros, Beatles para crianças, a parceria entre a revista Pessoa e a Words Without Borders, a volta de Moacir Amâncio à poesia e estudos sobre Bolãno

Por
Atualização:

MÚSICA - 1'Nevermind' inspira coletânea de contos

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Lançado em 24 de setembro de 1991, Nevermind, o emblemático álbum do Nirvana, vendeu cerca de 30 milhões de cópias no mundo e marcou toda uma geração. Para comemorar os 25 anos do disco, Sérgio Tavares, Alessandro Garcia e André Timm convidaram autores brasileiros para criarem contos baseados nas faixas de Nevermind - e também em músicas de outros trabalhos da banda, as 'bonus tracks'. Bruno Liberal escreve sobre Smells Like Teen Spirit; Rafael Sperling, sobre On a Plain; Débora Ferraz sobre School; e Maurício de Almeida, sobre Serve The Servants. Cobain terá 25 textos, que serão organizados em e-book disponível para download gratuito, para Android e IOS e em PDF, no dia 24 de setembro.

Veja a lista dos autores da coletânea e as músicas escolhidas

Bruno Liberal - Smells Like Teen Spirit André Timm - In Bloom Mário Araújo - Come As You Are João Vereza - Breed Moema Vilela - Lithium Alessandro Garcia - Polly Paulino Júnior - Territorial Pissings Patrícia Galelli - Drain You Flavio Torres - Lounge Act Anderson Fonseca - Stay Away Rafael Sperling - On A Plain Daniel Osiecki - Something In The Way

+ Bonus Tracks: Delfin - Nobody Knows I'm New Wave André Tartarini - About a Girl Débora Ferraz - School Helena Terra - Love Buzz Marcia Barbieri - Dive Mariel Reis - Molly's Lips Maikel de Abreu - Aneurysm Maurício de Almeida - Serve The Servants Alexandre Nobre - Heart-Shaped Box Sérgio Tavares - Rape Me Tiago Velasco - Dumb Flavia Iriarte - Pennyroyal Tea Rafael Mendes - All Apologies

Publicidade

MÚSICA - 2A influência de Bowie Morto em janeiro, David Bowie teve sua biografia lançada há pouco pela Record. No final da semana que vem, chega às livrarias, pela Darkside, outro livro, não exatamente sobre o músico, mas relacionado à sua biografia: O Homem Que Caiu na Terra, de Walter Tevis. Sua adaptação dirigida por Nicolas Roeg em 1976 marcou a estreia de Bowie no cinema. * Outra novidade é o financiamento coletivo em andamento na plataforma britânica Unbound para a edição de Fill Your Heart: Writers on Bowie, com textos escritos por Neil Gaiman, William Gibson, Roddy Doyle, Suzanne Moore e Evie Wyld, entre outros.

MÚSICA - 3'Beatles heróis'

 Foto: Estadão

A Matrix lança, ainda este mês, o infantil Beatles Heróis. A história foi escrita pelos músicos da banda Beatles para Crianças, que entram no enredo para viver uma história de aventuras contra um vilão que quer acabar com a música no mundo e vão ser ajudados por um famoso músico inglês, que vai dar a eles superpoderes.

TRADUÇÃOIntercâmbio literário A revista Pessoa e a Words Without Borders iniciam, em setembro, intercâmbio de textos. Com curadoria do editor e tradutor Eric Becker, a revista americana vai publicar mensalmente textos que saíram originalmente na Pessoa, que fará o mesmo. A ideia é apresentar a produção contemporânea de autores daqui e de lá.

POESIAUm longo poema Quase 10 anos após a publicação de Ata (Record), que reunia toda sua produção poética, Moacir Amâncio prepara nova obra. Matula, previsto pela Annablume para setembro, traz um longo poema fragmentário sobre a presença e a herança dos cristãos novos judaizantes, de modo consciente ou não, em Portugal e no Brasil, tema não muito comum na literatura em geral e, sobretudo, na poesia.

Publicidade

NÃO FICÇÃOSobre Bolaño Acaba de sair da gráfica Toda a Orfandade do Mundo: Escritos Sobre Roberto Bolaño. Trata-se do primeiro livro de pesquisadores brasileiros sobre a obra do autor chileno. A organização é de Antonio Marcos Pereira e Gustavo Silveira Ribeiro. Ana Cecília Olmos assina o prefácio e Karl Erik Schøllhammer, a orelha. O livro, da Relicário, foca questões como relação entre literatura e violência, experimentação formal relações entre escritura e vida.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.