PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

'A Fantástica Fábrica de Chocolate' ganha livro ilustrado no centenário de Roald Dahl

E mais na Babel: o novo romance de Cristovão Tezza, todas as letras de Jorge Mautner, Bauman e a crise, os primeiros infantis da Boitempo, 'O Pequeno Príncipe', etc.

Por
Atualização:

HOMENAGEMNo centenário de Roald Dahl, tributo ao seu grande clássico

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Autor de dezenas de obras que fazem sucesso entre as crianças, como Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl será lembrado em 2016 por seu centenário de nascimento. No Brasil, a Martins Fontes - Selo Martins lança, na Bienal de São Paulo, Por Dentro da Fantástica Fábrica de Chocolate - livro ilustrado de Lucy Mangan que explora a influência que a história de Charlie Bucket e Willy Wonka exerceu em filmes, peças de teatro, musicais e outros produtos nos últimos 50 anos. Sophie Dahl, neta do autor, assina o prefácio.

ROMANCEA volta da personagem Depois de O Professor, Cristovão Tezza lança, em 2016, pela Record, A Tradutora. No romance, Beatriz, personagem de Um Erro Emocional, é contratada para trabalhar como intérprete para um diretor de marketing da FIFA que vai a Curitiba acompanhando o cronograma da Copa do Mundo.

MÚSICATodas as letras Em janeiro, para comemorar os 75 anos de Jorge Mautner, a Companhia das Letras lança Kaos Total. Organizada por João Paulo Reys e Maria Borba, a obra reúne todas as letras do artista, além de pinturas naïf, poemas e prosa poética.

SOCIOLOGIACrise mundial Também em janeiro, chega às livrarias, pela Zahar, Estado de Crise, livro em que os sociólogos Zygmunt Bauman e Carlo Bordoni analisam o atual contexto - governos impotentes e cidadãos insatisfeitos - e debatem esta nova, e nada passageira, crise mundial.

Publicidade

INFANTILPara não esquecer Serão lançados nos próximos dias A Democracia Pode Ser Assim e A Ditadura é Assim, aqueles títulos que inauguram o selo Boitatá, da Boitempo, antecipados pela coluna. Sob o comando de Thaisa Burani, o catálogo infantil seguirá a linha crítica da editora de Ivana Jinkings.

NÃO FICÇÃOA invenção da natureza Um dos melhores livros de 2015 segundo o NYT, The Invention of Nature: Alexander von Humboldt's New World, de Andrea Wulf, sai pela Planeta no 1.º semestre. A obra retrata a vida do naturalista alemão cujas ideias revolucionaram a forma como vemos a ciência moderna e o meio ambiente. * Vale lembrar que Humbolt (1769-1859) é também personagem, ao lado de Aimé Bonpland, de Figura na Sombra (L&PM, 2012), romance de Luiz Antonio de Assis Brasil. Os dois viajaram por cinco anos pelas Américas.

DIDÁTICOSVenda direta A Somos Educação, que recentemente demitiu o departamento de literatura da Ática e Scipione, porque se concentraria em didáticos, lança, na segunda, um novo e-commerce, unificando as vendas das duas casas. São 1,7 milhão de itens, entre livros didáticos, paradidáticos e digitais.

BEST-SELLERO ano do príncipe A Geração deve fechar 2015 com 200 mil exemplares de suas versões de O Pequeno Príncipe, com tradução de Frei Betto, comercializados. Nada mau para um livro em domínio público.

Outras matérias da semana:Livro digital é caro no Brasil e editores têm medo de desconto, diz vice-presidente da AmazonMarcelo Godoy e Maria Valéria Rezende vencem o Prêmio Jabuti 2015Premiados do São Paulo de Literatura já têm novos títulos na gavetaLygia Fagundes Telles vence Prêmio Fundação Conrado WesselReferência no mercado por livros de arte de luxo, Cosac Naify fecha as portasEditores, autores e leitores lamentam o fim da Cosac Naify

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.