Foto do(a) blog

Música clássica decodificada

Orquestra inédita de 35 violoncelistas promete comover o palco do São Pedro

PUBLICIDADE

Por Alvaro Siviero
Atualização:

Era de madrugada quando, em algum canto daquele quarto gigante de hotel, meu telefone disparou a chamar. Tropecei em uma das cadeiras. Apalpei algumas paredes. Esfregando os olhos, incomodado pela luz emitida pelo celular, li o nome do interlocutor: Raiff Dantas Barreto. "O que o Raiff está querendo nestas horas da noite?", indaguei. Ainda confuso, tudo em questão de segundos, lembrei-me que não estava no Brasil. Havia o fuso horário na jogada. "Alô, fala Raiff!". E veio o convite. Aceitei imediatamente.

PUBLICIDADE

Pois bem, no próximo domingo (dia 4), às 11 horas, o Theatro São Pedro vai receber o concerto beneficente "Viva Nelson", um empenho de músicos com o intuito de levantar fundos para o tratamento médico do violoncelista chileno Nelson Campos Videla. A iniciativa tem se espalhado pelo Brasil. No último mês, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e o Quinteto da Paraíba realizaram apresentações com esta finalidade em Brasília e na Paraíba, respectivamente. Na próxima sexta-feira, dia 02, será a vez da cidade de Santiago, Chile. Diagnosticado com câncer, e já tendo se submetido a duas cirurgias, a primeira delas no último mês de setembro, Nelson é a personificação de um pensamento muito profundo que sempre me tocou: "Que a tua vida não seja uma vida estéril. Sê útil. Deixa rastro. Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor". Os anos de Nelson como professor de violoncelo na Paraíba, com sua fé e amor incondicional na formação de uma geração inteira de grandes violoncelistas, transformaram-no neste músico querido que comoveu diversos profissionais - onde me incluo - que tomaram conhecimento de sua situação de saúde. Serão 53 violoncelistas!

Nunca vi em minha vida inteira uma orquestra desta proporção, formada exclusivamente por violoncelistas do calibre de Raïff Dantas Barreto e Mauro Brucoli (primeiros cellos do Theatro Municipal de São Paulo), Rodolpho Borges (primeiro cello da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), Kayami Satomi (professor na Universidade Federal de Uberlândia), além de ícones do instrumento Antônio del Claro, Watson Clis, entre outros. Sem dúvida, algo memorável!

Quando desliguei o telefone, fui diretamente ao Google ler e conhecer um pouco mais da trajetória de Nelson Campos. Chamava-me a atenção a manifestação de amizade de tantos músicos por ele, principalmente em momentos onde muitos, infelizmente, buscam mais sua própria excelência e interesses. O desejo de reconhecimento e sucesso (whatever it means) fez com que muitos enxergassem, na prática, seus colegas de profissão como degraus. Mas aqui acontecia algo de diferente. Era como se uma forte comoção me confirmasse no entendimento de que a Música é missão, um serviço. No café da manhã, algumas horas depois, sentia uma felicidade muito grande por poder contribuir.

Como um botão que vai ganhando os contornos de uma bela rosa, fui recebendo atualizações sobre a empreitada: participariam também, como solistas, o tenor Fernando Portari, o acordeonista Toninho Ferragutti e as cantoras Rose de Souza e Carla Odorizzi, entre outros, sob a batuta do regente titular do Theatro Municipal de São Paulo, Eduardo Strausser. O repertório, alegre e intenso, trará de tudo: de Piazzolla a Puccini, de Bach a Tchaikovsky. Farei o segundo movimento do Concerto n.1 para piano e orquestra em Mi Menor, Op.11, do compositor polonês Fryderyk Chopin (abaixo um breve vídeo do ensaio desta obra, com a Polska Philharmonia de Gdansk)

Publicidade

Meus amigos, a vida é muito breve. Ajudar não é favor, é dever. Dar é o que mais nos enriquece como seres humanos. Aquele lei de querer levar vantagem em tudo é o que nos coloca no último lugar das fileiras da vida. Nós músicos, que lá estaremos, prometemos, além da enorme alegria como fruto da atitude de ajuda de cada um de vocês, um evento de alta voltagem artística. Será demais! Venha, compareça, ajude e ganhe um belo espetáculo! Espero vocês lá!

Serviço Data: 04 de dezembro (domingo) Local: Theatro São Pedro - Rua Albuquerque Lins, 207 - Campos Elíseos, São Paulo (SP) Horário: 11h Entrada: R$50,00 (meia entrada R$25,00) Informações: (11) 3661-6600 Compra de ingressos disponível no site: http://www.compreingressos.com/espetaculos/7584-concerto-viva-nelson

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.